Por Alessandra Lontra
A Câmara Municipal de Santa Luzia, no Sertão paraibano, nessa quarta-feira, dia (4) de março, realizou sessão pública, onde pelo projeto de Lei Nº 008/2020 de autoria dos vereadores Petrônio Rocha dos Santos (PSDB), Félix Miguel de Oliveira Júnior (MDB) e Francisco Nonato Dantas Net (PT) e aprovou por unanimidade, o tombamento por interesse histórico e cultural, o evento anual denominado “São João Tradição das Famílias e dos Amigos de Santa Luzia”.
Santa Luzia é conhecida nacionalmente como a “cidade que ensinou o Brasil a dançar forró” e junho é o período mais esperado pelos santa-luzienses, pois além da alegria da chegada do São João, é quando muitos dos “filhos da cidade” retornam e se reúnem nas calçadas de casa para se confraternizarem e colocarem a conversa em dia. Na cidade, ainda existe o São João da Rua de Baixo e também pequenos pontos de festa nos sítios e distritos. O São João de Santa Luzia é Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba
São João em Santa Luzia é sinônimo de negócio. O número de turistas e visitantes aumenta significativamente nessa época, o que faz com que a cidade gere cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos. A demanda por hotéis, pousadas e até casas para alugar superam todos os anos a expectativa dos empreendedores locais, que conseguem lotar seus equipamentos.
Pensando nesse aumento do fluxo turístico que o período junino traz para o município, foi que a Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia (Santura), entidade sem fins lucrativos, resgatou o conceito do tradicional São João e criou o evento anual denominado “São João Tradição das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia”.
Para a presidente da Santura, Regina Amorim, a aprovação do Projeto de Lei, trouxe um momento de muita alegria para todos os associados. “Saber que estamos juntos com a Câmara Municipal, para manter a tradição do São João em nosso município, faz com que o compromisso da Santura fique cada vez maior e com mais pertencimento”, declarou Regina
Sobre a Santura
É uma entidade sem fins lucrativos que visa o desenvolvimento turístico, em harmonia com a natureza, a cultura local e a comunidade. A Santura também é exemplo de gestão diferenciada, sustentável e transparente, que tem o pertencimento e a colaboração dos empresários, dos atores da cultura e da comunidade.
Ações da Santura:
- Criada e formalizada com CNPJ, em 06 de maio de 2017, já possuí conta bancária, no Banco do Brasil aberta em 03 de novembro de 2017.
Nos anos de 2017, 2018 e 2019, realizou a 10ª, 11ª e 12ª edições do São João Tradição das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia. - Em 31 de Julho de 2017, aderiu ao Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo (MTur), como representante máximo do Fórum Turístico Vale dos Sertões, visando institucionalizar a Instância de Governança Regional e apoiar o desenvolvimento do turismo, reunindo esforços dos municípios da região turística, dentre eles, Santa Luzia.
- Em 08 de junho de 2018, inscreveu o município de Santa Luzia no Mapa dos Festejos Juninos do Brasil do MTur.
- Em de 2018 em parceria com o Sebrae, prefeitura, CDL e Câmara de Vereadores, participou da elaboração do Plano de Turismo e Marketing de Santa Luzia.
- Em 2018 também foi realizada a primeira Oficina de Arte Urbana em Santa Luzia.
- Em abril, 2019, junto com o Sebrae, foi realizada em Santa Luzia, Oficina de Papietagem em Design Criativo, ministrada pelo artista plástico paraibano Babá Santana e o resultado foi a decoração de Pascoa da cidade.
- Realizou em 2019 o Festival Gastronômico Junino com a participação de 12 empresas de Alimentação Fora do Lar.
- Numa parceria com a prefeitura de Santa Luzia, a cidade participou pela primeira vez, como destino turístico cultural, na melhor vitrine do Turismo da região Nordeste, a Feira de Turismo de João Pessoa, que aconteceu nos dias 19 e 20 de outubro de 2018.
- Em 2019 foi escolhida para participar do Ciclo de Debates de Santa Luzia – Desafios e Conquistas.
- Santa Luzia por meio da Santura ainda participou da 14ª Feira de Turismo Rural do Brasil (Ruratur), em Areia (PB); de 28 a 30 de novembro de 2018, da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos, realizada pelo Sebrae e Governo Estadual em setembro de 2019, no Espaço Cultural, em João Pessoa e da 15º Ruraltur, em Venda Nova do Imigrante (ES), em novembro 2019.
- Em 2019, o São João Tradição das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia, concorreu, e recebeu juntamente com outros dez produtos turísticos o Troféu Waldemar Duarte – Os Melhores do Turismo da Associação Brasileira dos Jornalistas e Escritores de Turismo (Abrajet).
Próximas Ações e Projetos da Santura
- Realizará em Santa Luzia o Seminário Boas Práticas no Turismo, no próximo dia (10) de março, em parceria com o Sebrae, CDL, Câmara Municipal, Projeto Santa Luzia Solidária, Junior Produções.
- Projeto, já elaborado em fase de captação de recursos, do Centro de Empreendedorismo e Criatividade, que será um espaço de atividades e formação artística, nas mais diversas áreas e linguagens, como: teatro, dança, música, circo, biblioteca e artes visuais, onde promoverá o desenvolvimento de pessoas, por meio da valorização e ampliação dos universos culturais, de situações de convivência e de experiências artísticas.