Carregando...
DestinosNotícias

PBTur conclui banco de imagens de sete cidades do Curimataú e Seridó da Paraíba

Foto: Marco Pimentel (PBTur)/Divulgação

A 3ª etapa da Expedição Advice Paraíba, realizada entre os dias (26) a (31) de agosto, resultou em mais de 1.300 fotografias digitalizadas e cerca de 3 horas de imagens aéreas dos principais roteiros turísticos de sete cidades das regiões do Curimataú e Seridó da Paraíba, localizadas a mais de 220 km da capital João Pessoa. O projeto é uma parceria entre a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Secretaria de Comunicação Institucional do Estado e da Startup Advice Paraíba e visa registrar, mapear e catalogar, por meio de fotografias, vídeos e depoimentos de moradores, as praias e rios do litoral paraibano, os engenhos e antigos casarões da região do Brejo, e os sítios arqueológicos, trilhas e atrativos turísticos em todo o Estado. Ao final do projeto a PBTur terá acesso as imagens e vídeos produzidos que serão incorporados ao seu Banco de Imagens do Destino Paraíba. Até o final deste mês todo o material será editado, catalogado e disponibilizado para a PBTur, que cederá as imagens e vídeos para prefeituras, instituições públicas, agências de viagens, operadoras de Turismo e veículos de comunicação do Brasil e do exterior.

O roteiro da 3ª etapa teve início pela cidade de Picuí, e na sequência foram visitadas Barra de Santa Rosa, Pedra Lavrada, Frei Martinho, Nova Palmeira, Cuité. A equipe da expedição, composta pelos jornalista Agenilson Santana e do fotógrafo Marco Pimentel (PBTur) e do publicitário e diretor comercial Humberto Rabelo (Advice), teve  apoio logístico do condutor de Turismo Edson Calado, de Picuí, que orientou sobre as trilhas e novos percursos nos municípios; do deputado estadual Buba Germano, que articulou contatos com os prefeitos e  secretários municipais da região, artesãos, líderes comunitários e condutores locais. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, uma entusiasta da divulgação dos roteiros turísticos do interior do Estado, esclarece que essa parceria entre a PBTur e a Advice vem ocorrendo desde 2019. Segundo a executiva paraibana, esse trabalho vem gerando resultados práticos e despertando o interesse dos gestores públicos em apoiar o projeto.

Fotos: Marco Pimentel (PBTur)/Divulgação

“Primeiro que estamos atualizando nosso Banco de Imagens com o registro dos roteiros turísticos de todas as cidades que visitamos. Nessa terceira etapa do projeto visitamos, inicialmente, sete cidades das regiões do Curimataú e Seridó. São registros sobre trilhas, sítios arqueológicos, monumentos históricos e de produtos turísticos que estão sendo aperfeiçoados por empreendedores locais. O material coletado vai gerar reportagens sobre os roteiros que poderão se tornar produtos turísticos a curto e médio prazo. Mas isso vai depender de vários fatores que envolvem o poder público e a iniciativa privada”, esclareceu Ruth Avelino.

O que é Expedição Advice  Paraíba – No final de 2018 e no primeiro semestre de 2019, a equipe da Advice Paraíba esteve por alguns dias no litoral Norte, mais precisamente na Barra de Camaratuba, localizada no município de Mataraca, distante 110 km da capital João Pessoa; lembrando que a praia é a última do Litoral Norte da Paraíba, fazendo divisa com o Rio Grande do Norte. Privilegiada pela sua exuberância natural e selvagem, a praia proporciona aos visitantes  diversos   passeios para conhecer os encantos e magias da região.

O publicitário e diretor comercial da Advice, e responsável pelas mídias sociais do projeto, Beto Rabelo, informa que o  trabalho de registro de imagens e mapeamento se estendeu por Cabedelo e João Pessoa durante todo o verão de 2019. Segundo ele, foram feitas imagens das praias urbanas, dos principais bancos de areia (Ilha de Areia Vermelha) e de corais (Picãozinho, Caribessa e Seixas). “Aproveitamos os dias claros, sem chuva. Isso foi determinante para as belas imagens e ter acesso aos moradores e turistas e registrar seus depoimentos”, disse.

Beto Rabelo é um entusiasta da Expedição Advice Paraíba. Ele explica que o projeto nasceu em torno de um ideal, a partir de uma conversa com João Paulo Jurema, que é diretor executivo da Advice: Registrar, mapear, e divulgar todos os destinos com potencial turístico da Paraíba. “Queremos que todos possam desfrutar das verdadeiras riquezas da nossa terra. Existe algo especial nesse lugar. A nossa cultura, a nossa história, as belezas naturais que nos rodeiam,  além de toda a hospitalidade do nosso povo que faz dessa expedição uma grande oportunidade para que todos estejam profundamente conectados com a Paraíba”, afirma.

2ª e 3ª etapas do projeto – Ainda na fase de mapeamento, captação e registro dos principais atrativos turísticos da Paraíba, Beto Rabelo antecipa que a segunda etapa do projeto foi a criação de site. Segundo ele, essa plataforma digital vai disponibilizar todas as informações, fotos e dados sobre os atrativos e roteiros turísticos da Paraíba. “ O Advice Paraíba é uma startup que nasceu com a missão de desenvolver o turismo paraibano, servindo como um facilitador. Ainda estamos em fase de desenvolvimento dessa ferramenta digital, que vai oferecer um ambiente perfeito para uma verdadeira conexão entre os turistas que querem desfrutar o melhor da Paraíba e os nativos que vivem do turismo local”, afirmou.

Apoio da PBTur – Em junho de 2019, a Expedição Advice Paraíba visitou as cidades de Araruna, Areia, Bananeiras, Alagoa Grande, Campina Grande e Cabaceiras com apoio da PBTur. A presidente da entidade, Ruth Avelino, explica que o projeto é ambicioso e muito importante: é uma iniciativa que parte de um grupo de pessoas e empresas patrocinadoras. Diante da dimensão do projeto e dos resultados que deverão beneficiar o Destino Paraíba, a PBTur abraçou a idéia. “Não há, de nossa parte, desembolso de qualquer valor monetário, apenas logístico. Tivemos uma  primeira experiência dessa parceria em junho de 2019 e gostamos dos resultados imediatos e a longo prazo. A equipe visitou seis cidades do Brejo, Agreste e Cariri. Nos foram disponibilizadas fotografias aéreas atualizadas de Bananeiras, Areia e Cabaceiras. São imagens que não tínhamos e que já estamos disponibilizando para todo o Brasil”, declarou.

Em 2020, tomando todas as precauções sanitárias em decorrência do Covid-19, a equipe realizou a 3ª etapa do projeto visitando as cidades de Patos, Teixeira, São João do Rio do Peixe e Sousa (Vale dos Dinossauros) e  Maturéia (Pico do Jabre e trilhas ecológicas).

PBTur

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *