Carregando...
ArtesanatoNotícias

“Metal que vira Arte” é tema do Salão de Artesanato Paraibano que volta a ser realizado na orla do Cabo Branco

Governador da Paraíba João Azevedo, artesão Márcio Pontes, primeira-dama Ana Maria Lins, vice-governadora Lígia Feliciano e gestora do Programa de Artesanato da Paraína Marielza Rodrigues - Foto: Ale Lontra

A 31ª edição do Salão de Artesanato Paraibano foi lançada nesta terça-feira, (7) de janeiro, para autoridades, convidados e imprensa, com as presenças do governador João Azêvedo e da primeira-dama, presidente de honra do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), Ana Maria Lins.

Ouça a fala do governador João Azevêdo, afirmando que a 31ª edição do Salão de Artesanato será uma das maiores realizadas no Estado.

 

A abertura oficial do Salão ao público acontece nesta sexta-feira, (10) de janeiro, às 18h e o evento segue até (2) de fevereiro, na Avenida Cabo Branco, nº 2260, em João Pessoa (PB), das 15h às 22h.

Com o tema “Metal que vira Arte”, pela primeira vez, o Salão de Artesanato Paraibano irá homenagear 12 artesãos que trabalham com metal, sucatas, arames, zinco e chapas de ferro que são transformados em verdadeiras obras de arte. Foi homenageado um dos artesãos, que vem se destacando antes mesmo de o Salão abrir oficialmente: Márcio Pontes, com sua escultura de sucata de um cão, um Dog alemão que, de tão perfeito, parece que está vivo. Já tem gente interessada em adquirir a peça.

Ouça um pouco da história do artesão Márcio Pontes.

Além disso, a grande novidade desta edição é a volta do Salão para a orla da capital, que era uma antiga reivindicação dos artesãos e dos turistas, uma vez que janeiro é alta temporada e a maioria dos hotéis da cidade se encontra na orla, o que facilita a visitação e, consequentemente, o aumento das vendas. A estimativa de público é de aproximadamente 100 mil pessoas e R$ 1,3 milhão em negócios gerados.

O Salão conta com 3.081 m² de área coberta e climatizada, com 300 expositores que representam 3.805 artesãos de 46 municípios de todas as regiões da Paraíba.

Desde que Marielza Rodrigues, Gestora do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) assumiu a pasta, o Programa deu um salto qualitativo e vem se reinventando com inovação e com diversas parcerias público-privadas. Uma das novidades desta edição é a parceria com arquitetos que irão ambientar os espaços.

O projeto geral leva a assinatura do arquiteto Gustavo Vaz que apresentou todo o layout do Salão para as autoridades convidadas e para a imprensa. Já à entrada e ao longo do percurso do Salão, a assinatura da ambientação é dos arquitetos Tereza Queiroga e Rosemildo Jacinto que irão criar cinco ilhas de descanso temáticas. A praça de alimentação, que leva o nome de “Espaço Mar e Bar” foi projetada pela arquiteta Sarah Cavalcanti e, além da gastronomia diversificada, nela acontecerão diversas atividades culturais e de interação com o público, com programação musical e folclórica promovida pela Mendhi Eventos.

Nesta 31ª edição do Salão, a organização também se preocupou com a contrapartida social e ambiental do evento. Por isso, será arrecadado 1 Kg de alimento não perecível, por pessoa, voluntariamente. Os alimentos arrecadados serão doados a instituições carentes da grande João Pessoa. No quesito ambiental, está proibido o uso de canudos e de sacolas de plástico no local.

A realização do Salão de Artesanato Paraibano é da Secretaria de Turismo e do Desenvolvimento Econômico (SETDE), por meio do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) e do Sebrae PB e conta, ainda, com a parceria do Procon, da Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep), do Empreender PB, da Cagepa, do Detran, da Uniesp e da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC)

Serviço
31º Salão de Artesanato Paraibano – Metal que vira Arte
Data: 10 de janeiro a 02 de fevereiro de 2020
Local: Avenida Cabo Branco, 2260, João Pessoa (PB)
Horário: Das 15h às 22h
Entrada gratuita – arrecadação de 1 Kg de alimento não perecível, voluntariamente.
Abertura dia 10 de janeiro às 18h: Solenidade de abertura oficial com a presença do governador João Azevêdo.

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *