Nesta quinta-feira, (15) de fevereiro, o Sebrae-PB, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) e a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), lançou no auditório do Sebrae em Patos, a Rota dos Festejos Juninos. Esta inovadora iniciativa busca redefinir a experiência das tradicionais festas juninas na região turística do Vale dos Sertões, enriquecendo a oferta turística com foco nas ricas tradições e atividades culturais presentes nas comunidades locais ao longo de todo o ano, ultrapassando os limites sazonais de junho e julho.
A Rota dos Festejos Juninos está inserida no Programa de Agentes de Roteiros Turísticos (ART), que opera nacionalmente por meio dos Sebraes estaduais, e tem como objetivo fortalecer a presença do Sebrae nos Territórios Turísticos. Esse objetivo é alcançado por meio de uma robusta rede de Agentes que, neste momento, oferecem suporte essencial a gestores públicos e privados, impulsionando iniciativas e projetos que promovem a governança e fortalecem o turismo local de forma eficaz.
Inicialmente, a rota abrange os municípios de Patos, São Mamede e Santa Luzia, com a possibilidade de expandir para outras cidades da região que demonstrem interesse. Sob a consultoria especializada de Thiago Rodrigues, o projeto ambiciona aprimorar a governança local e estabelecer uma conexão sólida com o mercado turístico, alavancando um turismo cultural autêntico e sustentável, por meio dos festejos juninos.
Um dos pilares da Rota dos Festejos Juninos é a integração de hotéis e restaurantes, que são incentivados a adotar decorações temáticas juninas permanentes. Esta estratégia tem o objetivo de criar um ambiente acolhedor, permitindo que os visitantes mergulhem na essência das festividades juninas a qualquer momento do ano, fortalecendo o senso de pertencimento e garantindo a conservação das tradições culturais da região.
Para assegurar que a rota ofereça experiências genuínas, foi realizado um estudo detalhado para identificar o potencial cultural e turístico das cidades envolvidas, com a colaboração ativa de representantes dos setores privado e público. Essa iniciativa garante que os turistas tenham a oportunidade de dançar o autêntico forró pé de serra, interagir com quadrilhas juninas e degustar delícias regionais como pé de moleque, pamonha e tapioca durante todo o ano.
Segundo a coordenadora-geral do Programa na Paraíba e gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB, Regina Amorim “a Rota dos Festejos Juninos representa muito mais do que uma simples revitalização das celebrações tradicionais; é uma verdadeira alavanca para o turismo cultural e econômico da região. Estamos empenhados em destacar a riqueza das tradições locais no panorama cultural do estado e do país. Ao promover a Rota dos Festejos Juninos no Vale dos Sertões, nosso objetivo é ampliar a experiência turística, ao mesmo tempo em que solidificamos o tecido das comunidades locais, celebrando e preservando suas culturas singulares de forma sustentável e inclusiva.”
Confira as fotos do Lançamento:
Alessandra Lontra