Paraíba é um dos quatro estados do Nordeste que se uniram para divulgarem seus potenciais turísticos numa campanha integrada chamada “Nordeste Arretado”
O Nordeste se une para divulgação de todos os diferenciais que a bela região brasileira possui. Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte, em um único propósito: fomentar os estados que estão ligados em, apenas, 500 quilômetros. Para essa iniciativa, as secretarias de cada local se mobilizam para a campanha e contam com o apoio do Ministério do Turismo.
Com aeroportos em todos as regiões e estradas que ligam cada localidade, próximas entre si, o turista consegue explorar um roteiro rico, que contempla toda a cadeia do turismo e que reúne as belezas naturais, a gastronomia, os roteiros, a arte e a cultura da cada um, em particular.
“Criamos o “Nordeste Arretado” buscando potencializar a divulgação da região como um produto único, como um destino com características muito próximas, que pode ser oferecido em conjunto, e visitado numa mesma viagem. A campanha oferece diversas ferramentas, que buscam facilitar o acesso às informações sobre Pernambuco, a Paraíba, Alagoas e o Rio Grande Norte, conduzindo os visitantes por uma rota de cerca de 500 quilômetros cheia de beleza, cultura e toda a receptividade do povo nordestino”, destaca o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
No site do “Nordeste Arretado” haverá as rotas que podem ser exploradas nesse roteiro, como turismo ecológico, romântico, gastronômico e muito mais. Além disso, quem navegar pelo www.nordestearretado.com.
Há também uma série de ações que contribuem com toda cadeia produtiva do setor, enaltecendo imagens dos destinos, dicionário de gírias nordestinas, mensagens positivas sobre temas de viagem, viés comportamental e todo o cenário que cerca o tema do Turismo.
“Queremos formar uma rede com o melhor de cada localidade, em uma única plataforma. Não queremos prevalecer nenhuma região do País, órgão governamental e empresarial. Nosso único objetivo com a campanha e com o site é viralizar a viagem nacional para os quatro estados. Vamos despertar nas pessoas o desejo de explorar o próprio país. “Nordeste Arretado” é mais que uma campanha conjunta sobre turismo, é sobre relacionamento, pertencimento e unidade”, comenta Ruth Avelino presidente da Empresa Paraibana de Turismo PBTUR.
Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur/AL), Marcius Beltrão, o “Nordeste Arretado” chega para ampliar os horizontes. “Com esse projeto, seguimos além das fronteiras de cada estado, enaltecendo as experiências de cada destino, com tudo que o Nordeste tem de mais valioso. O turista poderá chegar por Maceió e sair por Natal, por exemplo, ao longo de 600 km. Nesse trajeto, o visitante consegue explorar as quatro regiões, passando tanto pelo litoral, como pelo interior, experienciando diferentes paisagens e aproveitando o que a região tem de melhor”, enfatiza Beltrão.
Conforme o responsável pela promoção do Rio Grande do Norte a iniciativa pioneira do “Nordeste Arretado” tem um impacto positivo para todos os envolvidos. “Cria-se um novo produto no país, para o público final e para os agentes de viagem, sendo estratégico na promoção e venda em conjunto dos destinos. O turista que decidir realizar uma viagem para o Nordeste poderá escolher entre os quatros estados, pois todos possuem diversidade de atrativos turísticos e culturais, e diversas opções de entretenimento e lazer, além de possuírem fácil conexão por meio de rodovias e linhas aéreas.”, afirmou Bruno Reis, diretor-presidente da Emprotur (RN).
Para o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto o projeto “Nordeste Arretado” chega num momento muito importante de retomada do turismo nacional. “A plataforma vai enaltecer o que temos de mais belo em quatro estados brasileiros que respiram turismo: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba! Tenho certeza de que a medida vai destacar a diversidade do Nordeste, sem minimizar a peculiaridade de cada um desses estados. E digo mais: divulgar esses destinos de forma conjunta vai estabelecer mais uma rota no País, fortalecendo a visibilidade dos estados e se transformando em mais uma excelente opção para o turistas nacionais e internacionais que visitam nosso inigualável Brasil”, afirma.
O “Nordeste Arretado” conta com a iniciativa da BBG BRASIL, holding que atua na gestão de empresas de turismo e diversos outros segmentos, representando-as no mercado nacional e internacional.
Exposição em São Paulo
De (1º) a (12) de dezembro, a campanha “Nordeste Arretado” realiza exposição no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo. A exposição com com uma programação vasta, com apresentações de repentistas, cordéis, gastronomia regional típica do Nordeste e apresentação de vídeos e imagens dos quatro estados e suas belezas naturais, culturais e gastronômicas, onde mostra toda a riqueza e energia da região Nordeste.
Assessoria de Imprensa