Considerada “A cidade que ensinou o Brasil a dançar forró”, Santa Luzia, valoriza a cultura e os saberes e fazeres da comunidade por meio do Turismo Criativo
por Alessandra Lontra
Por meio da Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia (Santura), o município de Santa Luzia, localizado no Sertão da Paraíba, e a aproximadamente 270 Km da Capital João Pessoa, será apresentado como destino turístico de vivências e experiências, durante a maior Feira de Turismo Rural do Brasil, a Ruraltur. O evento é realizado pelo Sebrae Paraíba de (1º) a (4) de setembro, e esse ano, devido a pandemia do Covid-19, acontecerá no formato 100% digital.
A proposta turística da cidade de Santa Luzia será apresentada na Loja Virtual da Santura, na plataforma de marketplace da Ruraltur.
Por meio da Santura, o Destino Santa Luzia vem sendo trabalhado e preparado para receber os turistas que estão em busca de vivenciar experiências únicas e conhecer a cultura do local visitado, interagindo socialmente com o ambiente para sentir-se como um morador do lugar.
Entre os atrativos e experiências turísticas diferenciadas, que serão apresentadas durante a 16ª Ruraltur estão as oficinas de cerâmica, dança (forró, camaleão, rancheira), papietagem e de instrumentos musicais (triângulo ou zabumba).
Para os profissionais da área essa é uma nova forma de fazer turismo, o chamado de turismo criativo, que envolve tanto os visitantes quanto à comunidade local na criação dos produtos. O objetivo da Santura é fazer com que esses produtos que foram construídos pelas pessoas que vivem no município, possam ser ofertados para os turistas.
Segundo a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraíba e presidente da Santura, Regina Amorim, o turismo criativo gera uma oferta turística diversificada, por meio de formas criativas de promover a cultura do lugar. Outras vantagens são o fortalecimento da autoestima da população, a valorização e contribuição na preservação das tradições culturais.
De acordo com várias pesquisas sobre a retomada do Turismo pós-pandemia, os turistas irão buscar destinos menores, com cidades ainda pouco exploradas, onde o turista possa ter uma experiência mais personalizada e que envolva a cultura e os costumes da localidade. Com isso, Turismo Criativo vem sendo apontado como uma alternativa para que as atividades desse segmento, protagonizadas pela comunidade, possam gerar mais empregos, estimular a economia local, ajudar na distribuição de renda e no combate à pobreza.
Sobre a Santura
É uma entidade sem fins lucrativos que visa o desenvolvimento turístico, em harmonia com a natureza, a cultura local e a comunidade. A Santura também é exemplo de gestão diferenciada, sustentável e transparente, que tem o pertencimento e a colaboração dos empresários, dos atores da cultura e da comunidade.
Sobre a 16ª Ruraltur
A 16ª edição da Ruraltur – Feira de Turismo Rural do Brasil, acontecerá de (1º) a (4) de setembro e, pela primeira vez, será realizada no formato totalmente digital. Além dos palestrantes brasileiros participarão convidados internacionais da Argentina, Paraguai, Panamá, Cabo Verde, Peru e Holanda, entre outros. Além da troca de conhecimentos haverá debates, visitas técnicas virtuais, apresentações culturais e encontros de experiência do turismo rural. O evento gera oportunidades de negócios para expositores e agentes receptivos. Mais informações sobre a RuralTur no site http://www.ruralturdigital.com.br.
Galeria de Fotos:
*Com informações Ascom Ruraltur