O quilombo Caiana dos Crioulos, que fica na zona rural de Alagoa Grande, Brejo paraibano, vai realizar oficinas no sábado (20/11) e no domingo (21/11), oficinas e a tradicional “Batucada da Consciência”, com feijoada. O objetivo dos dois dias de festa é celebrar junto com a comunidade e turistas, a Semana da Consciência Negra.
O evento é gratuito e nos dois dias terá ônibus saindo de frente da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande para o local do evento, que fica próximo à Escola Firmino Santino. Cheguem cedo para não perderem o transporte.
Confira a programação completa:Sábado 20/11
Vai acontecer um ciclo de oficinas a partir das 13h30:
Oficina de Trança
Oficina de Turbante
Oficina Território e Memória Quilombola
Oficina de Poesia e Resistência
Oficina de Oralidade e ancestralidade.
Domingo 21/11 – vai acontecer a tradicional Batucada da Consciência com apresentações culturais da comunidade:Ciranda
Coco de roda
Dança Afro-brasileira
Capoeira e muito mais
Coco de roda
Dança Afro-brasileira
Capoeira e muito mais
A prática turística nos territórios remanescentes quilombolas – o chamado Turismo Étnico – é muito importante para a preservação da memória, da identidade e do patrimônio cultural da comunidade.
Conhecer lugares e manter contato com a dimensão material e simbólica das comunidades e vivenciar as experiências de um território, é compartilhar de seus elementos e significados singulares.
A riqueza cultural de uma comunidade, ao ser preservada como forma de manutenção do grupo, é um potencializador para a atividade turística. Deve ser fomentado, principalmente, nesse momento da retomada do Turismo no mundo, quando se observa o crescente interesse por destinos de natureza, pela pluralidade étnica e pela diversidade cultural que proporciona uma vivência e uma experiência únicas para o turista.
Para maiores informações é só procurar a Luciene no celular (83) 9.9128-4205 ou a Elza no celular (83) 9.98639015.
O evento é uma realização da Organização de Mulheres Negras de Caiana, Associação de Moradores de Caiana dos Crioulos e do Projeto Vivenciado Caiana e conta com o apoio da Prefeitura de Alagoa Grande.
Alessandra Lontra