Estado registra aumento de 29% na formalização de serviços turísticos e impulsiona empreendedorismo local
A Paraíba liderou o crescimento de cadastros no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) no Nordeste em 2025 com um aumento de 29,4% em relação ao ano anterior se consolidando como o estado com maior avanço na formalização do setor. Os dados do Ministério do Turismo revelam que o registro de 775 novos serviços no estado reflete a busca por benefícios como financiamento com juros reduzidos e acesso a programas de capacitação profissional alavancando o turismo regional e nacional.
Os números divulgados pelo MTur mostram que o Nordeste atingiu 36.682 registros no Cadastur (alta de 12,9%) enquanto o Brasil alcançou recorde histórico: 180.092 cadastros ativos em janeiro deste ano (13% acima de 2024). Segundo o ministro Celso Sabino, a adesão reforça a profissionalização do setor: “A formalização gera oportunidades para empresas ampliarem negócios e contribuírem para a economia”.
No ranking nacional as agências de turismo lideram os cadastros (27,67%), seguidas por guias (20,21%) e meios de hospedagem (10,09%). Na Paraíba políticas públicas focadas em microempresas – que representam 63% dos registros – explicam o destaque conforme Delano Tavares, secretário Executivo de Turismo: “O crescimento reflete empreendedorismo e busca por crédito via Fungetur”.
Maria Belizário, coordenadora regional de serviços turísticos da PBTur enfatiza a importância do cadastro: “Além da regularização legal o Cadastur garante acesso ao Fungetur linha de crédito com taxas facilitadas para investimentos em infraestrutura e capacitação profissional”.
Com informações técnicas da plataforma Qualifica Turismo e acesso a financiamento a Paraíba se projeta como polo turístico emergente combinando desenvolvimento econômico geração de empregos e atratividade para visitantes.
Alessandra Lontra *Com informações da Ascom da PBTur