Estudo de viabilidade para sistema de teleférico é recebido pela Prefeitura, visando modernizar mobilidade urbana e atrair turistas
A Prefeitura de João Pessoa avalia a viabilidade de um teleférico para impulsionar o turismo e modernizar a mobilidade urbana, após receber uma proposta de estudo da empresa Connect Global. O projeto busca alternativas de transporte eficientes e ecológicas para a capital paraibana.

A proposta foi entregue ao secretário de Turismo, Vitor Hugo, e ao vice-prefeito Leo Bezerra, pelo arquiteto e urbanista Gustavo Moojen, da Connect Global. O estudo preliminar é o primeiro passo para que João Pessoa possa ganhar um novo equipamento que será fundamental para a mobilidade e como atrativo turístico.
A Connect Global trabalha em parceria com a multinacional francesa POMA, responsável por projetos semelhantes bem-sucedidos em cidades como Medellín, Balneário Camboriú e Nova York. A empresa propõe a instalação de uma ou mais linhas de teleférico, utilizando cabines fechadas e climatizadas com capacidade para oito a doze passageiros. Sistemas de teleférico são amplamente utilizados em grandes centros urbanos ao redor do mundo, combinando eficiência e baixo impacto ambiental.
O secretário de Turismo, Vitor Hugo, destacou o potencial do projeto: “Esse estudo preliminar é o primeiro passo para que João Pessoa ganhe um novo equipamento que será fundamental para a mobilidade e, principalmente, como atrativo turístico. Seja onde for instalado, haverá um impacto de mídia muito positivo, tendo em vista já ser utilizado em diversas cidades do mundo com sucesso”. A implantação do teleférico em João Pessoa promete ser um marco para o turismo local.
Alessandra Lontra *Com informações da Assessoria de Imprensa