Carregando...
Cultura

Drica Soares representa Paraíba no 72º Festival de San Sebastián na Espanha

Drica Soares no Festival de San Sebastián - Foto: Divulgação

O Festival reúne estrelas como Pamela Anderson, Lupita Nyong’o, Monica Bellucci, Tilda Swinton, Isabelle Huppert, Johnny Depp, Javier Bardem, Cate Blanchett e Pedro Almodóvar

O cinema paraibano brilha no cenário internacional com a presença de Drica Soares, produtora-executiva da Carambola Filmes, na 72ª edição do Festival de Cinema de San Sebastián, na Espanha. O evento acontece entre os dias (20) e (28) de setembro e é um dos mais prestigiados do mundo cinematográfico. Drica Soares participou do Meet Them, um espaço do festival que apresenta produtoras em ascensão.

A participação de Drica Soares foi possível após o Prêmio Paradiso durante o Festincine, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) em junho deste ano, em João Pessoa. Ela foi premiada no segmento de produção executiva e, no San Sebastián, a produtora apresentou o pitch do filme paraibano Ratox CH7, da cabedelense Nêga de Camalaú, com direção de Arthur Lins.

Drica Soares

A produtora atua no audiovisual paraibano há mais de 20 anos e tem uma trajetória notável. Ela trabalhou em filmes como A Canga, de Marcus Vilar, que celebrou 20 anos de estreia em 2021. Sua produção abrange também, A Sintomática Narrativa de Constantino de Carlos Dowling; Desvio, o primeiro longa-metragem de Artur Lins; Lavagem, de Shiko; Fim e O Que os Machos Querem, ambos de Ana Diniz; além do longa-metragem, O Alecrim e o Sonho, produzido pela Ponta Negra Filmes e rodados em Natal, com o ator Fernando Teixeira como protagonista.

Festival de San Sebastián

É um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. Ele se enquadra na categoria máxima acreditada pela Federação Internacional de Associações de Produtores Cinematográficos (FIAPF). O festival acontece todos os anos no mês de setembro, na cidade espanhola de San Sebastián. Sua primeira edição foi em 21 de setembro de 1953, e o grande premiado foi o filme La guerra de Dios, de Rafael Gil.

Eventos Paralelos

Paralelamente ao festival, acontecem as atividades do Industry Days, para fomentar coproduções e novos negócios. Trata-se de uma agenda de eventos destinada a profissionais credenciados no mercado, que promove encontros entre produtores, agentes de vendas, distribuidores e programadores de festivais de diversos países. Dentro do Industry Days, é realizado o Meet Them, uma seleção de atividades específicas para produtores com alguma experiência em coprodução internacional. A programação tem o objetivo de contribuir para a presença de produtores internacionais que participam do festival, por meio de uma rede de colaboração com instituições do setor audiovisual.

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *