Carregando...
Economia CriativaNotícias

Cofundadora da Recria inicia campanha de crowdfunding para publicação do primeiro livro sobre Economia Criativa no Brasil

Livro sobre Economia Criativa no Brasil - Imagem: Divulgação

“Turismo Criativo – Uma viagem por culturas, encontros e experiências” é o primeiro livro sobre Turismo Criativo elaborado no Brasil e apresenta o olhar sobre as práticas locais

Fundamentado na experiência da autora, Larissa Almeida, e em estudos e pesquisas no Brasil e no exterior, o livro é um convite para profissionais e pessoas interessadas em descobrir o que é o Turismo Criativo e como ele pode ser aplicado em diversos contextos.

O prefácio do livro é de Greg Richards, que junto com Crispin Reymond, definiu o termo turismo criativo, e que hoje, é considerado uma das maiores autoridades no assunto.

Nesse livro, Larissa Almeida coloca em pauta questões bastante pertinentes relacionadas ao Turismo Criativo e de que maneira ele pode ser desenvolvido na prática em diferentes lugares, a partir da perspectiva de experiências brasileiras. A autora contextualiza o surgimento do Turismo Criativo e as condições que o fizeram ganhar força e apresenta um panorama conceitual da atividade.

Olhando para a prática, provoca reflexões sobre como é possível fazer a “magia” acontecer, reconhecendo que apenas ter bonitas paisagens ou monumentos impressionantes não é suficiente: o encantamento dos lugares vem das conexões entre as pessoas.

A discussão sobre Turismo Criativo é ainda mais relevante se considerarmos os desafios do mundo em pandemia, em que precisamos repensar as nossas relações de produção e consumo e inovar na concepção de nossas atividades.

Larissa é pioneira no assunto, teve a primeira agência de turismo a desenvolver o turismo criativo, em 2015 realizou o primeiro evento para discutir a temática na cidade e é cofundadora da Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo (RECRIA), além de toda a experiência de campo em desenvolver negócios do turismo criativo.

Segundo a autora, o livro que contém 128 páginas já está escrito, mas para publicá-lo, ela iniciou uma campanha de crowdfunding, na plataforma de financiamento coletivo benfeitoria.com/turismocriativo.

A ideia é publicar 1000 exemplares do livro, que já se encontra disponível na plataforma com desconto, além de outras recompensas. “No crowdfunding, cada pessoa é parte da realização de um sonho e o meu é que o turismo criativo se espalhe como prática por muitos lugares do Brasil. E para que isso aconteça preciso do apoio de todos”, complementou Larissa.

O financiamento coletivo funciona como uma pré-venda do livro, você entra na plataforma benfeitoria.com/turismocriativo, escolhe como quer apoiar e quando atingir a meta, o livro será impresso e quem contribuiu receberá a sua recompensa, de acordo com o tipo de apoio escolhido.

A primeira semana de campanha é muito importante para o alcance da meta, por isso, mais do que apenas comprar um exemplar, Larissa convida a todos para serem parceiros neste projeto.

O QUE É TURISMO CRIATIVO

Turismo Criativo é uma prática ancorada nas RELAÇÕES. Ele tem como matéria prima as pessoas, sua imaginação e sua criatividade. Por essa característica, o Turismo Criativo pode ser aplicado como estratégia de desenvolvimento em diferentes realidades. Ele tem o potencial de fazer com que as criatividades sejam usadas para desenvolver novas formas de interação e construções sociais.

Alessandra Lontra

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *