O Hotel Tambaú, um ícone da arquitetura localizado em João Pessoa, Paraíba, está aguardando uma definição na esfera jurídica para que o grupo Ampar possa iniciar a tão esperada reforma. O hotel, que carrega consigo uma rica história e é considerado um cartão-postal da cidade, não está abandonado, como alguns rumores têm sugerido.
Com a assinatura do renomado arquiteto Sérgio Bernardes, o Hotel Tambaú já passou por diversas mudanças de proprietários ao longo dos anos. Agora, após ter sido arrematado pela Ampar Hotelaria e Participações LTDA de forma legal, surgiram especulações sobre a compra e o futuro do estabelecimento.
Para esclarecer a situação e evitar a propagação de informações inverídicas, a atual empresa proprietária do hotel emitiu uma nota, garantindo que o Hotel Tambaú tem dono e não pertence ao Poder Público, seja local ou federal. O grupo privado paraibano Ampar Hotelaria e Participações é o legítimo dono do hotel, tendo o adquirido em um leilão e quitado integralmente o valor do lance ofertado, assim como os impostos correspondentes.
No entanto, um grupo empresarial do Rio Grande do Norte, que inicialmente participou do leilão e depois desistiu, entrou com ações judiciais para anular a arrematação em favor da Ampar. Assim, a empresa paraibana aguarda uma decisão judicial final para se tornar a proprietária definitiva do Hotel Tambaú.
Enquanto isso, o terreno do hotel está fechado por tapumes e conta com monitoramento por câmeras 24 horas, além de segurança interna. Um grupo de trabalho realiza levantamentos técnicos diários nas dependências do hotel. É importante ressaltar que as obras necessárias para a reforma serão retomadas apenas com segurança jurídica.
A informação de que o Hotel Tambaú atrai a marginalidade ou serve como ponto de consumo de drogas é completamente inverídica. O Grupo Ampar tem interesse no desenvolvimento econômico e turístico da Paraíba e cedeu gentilmente o estacionamento do hotel para a realização do Salão do Artesanato Paraibano, promovido pelo Governo do Estado.
Com sua arquitetura histórica e localização privilegiada, a Ampar Hotelaria e Participações deseja que a decisão judicial confirme o resultado do leilão, garantindo todos os direitos sobre o imóvel e possibilitando o início imediato das obras de recuperação do Hotel Tambaú. Assim, ele voltará a ser o grande orgulho de todos os paraibanos.
Confira a NOTA da Ampar na íntegra
“NOTA DO GRUPO AMPAR
O Grupo Ampar, em atenção ao público paraibano, diante das informações inverídicas que indevidamente circularam nas mídias sociais, vem à público repor a verdade:
O Hotel Tambaú tem dono, não pertencendo ao Poder Público, seja na esfera local ou federal, mas sim à um grupo privado genuinamente paraibano, denominado AMPAR Hotelaria e Participações Ltda.;
E que em Hasta Pública (leilão), arrematou e adquiriu o Hotel Tambaú, estando quite desde 2022, quando pagou integralmente o valor do lance ofertado, bem como o imposto para transmissão de bens (ITBI).
Um grupo empresarial do Rio Grande do Norte, que incialmente participou do leilão e depois pediu desistência, entrou com ações judiciais tentando anular a lícita arrematação em favor da AMPAR. Portanto, a empresa paraibana aguarda uma última decisão judicial para poder se tornar proprietária definitiva do Hotel Tambaú;
Com efeito, de forma muito responsável, todas as obras necessárias só serão retomadas com a devida segurança jurídica;
Todo o terreno do Hotel Tambaú encontra-se fechado por tapumes, com monitoramento por câmeras 24 horas em todo o seu entorno, havendo também uma segurança interna, e um grupo de trabalho que todos os dias abre e fecha as dependências do Hotel Tambaú para levantamentos técnicos;
Portanto é inverídica a informação que o Hotel Tambaú atrai a marginalidade ou serve de ponto de consumo de drogas, ou qualquer outra coisa;
Ademais, o Grupo Ampar, interessado no desenvolvimento econômico e turístico da Paraíba, cedeu gentilmente o estacionamento do Hotel Tambaú para a realização do SALÃO DO ARTESANATO PARAIBANO, promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, para fortalecer o artesanato paraibano.
Pela própria condição que ostenta, pela arquitetura histórica, e o local em que foi construído o Hotel Tambaú, a AMPAR deseja que a decisão judicial venha a confirmar o resultado do leilão, garantindo a AMPAR todos os direitos sobre o imóvel, para o início imediato das obras necessárias de recuperação do Hotel Tambaú, que voltará a ser o grande orgulho de todos os paraibanos.
AMPAR Hotelaria e Participações LTDA.”
Alessandra Lontra