Foram escolhidas 34 ilustrações de crianças de vários estados do Brasil, que têm entre 7 e 12 anos. Ana Carolina Castro Ribeiro, de Sorocaba (SP), teve um dos desenhos selecionados para o livro “O Ickabog”
Os grafites em muros e prédios espalhados pela cidade despertaram um interesse em Ana Carolina Castro Ribeiro, de 12 anos, que sonha em ser grafiteira desde os sete. A adolescente de Sorocaba (SP) é uma das 34 crianças brasileiras escolhidas para ilustrar o novo livro da J. K. Rowling, autora de Harry Potter, e isso se tornou um incentivo para ela continuar desenhando.
O livro “O Ickabog” foi lançado em novembro de 2020 para o mundo todo e conta a história de um monstro mítico em uma aventura de duas crianças. Um concurso da Editora Rocco que foi lançado no ano passado selecionou crianças de 7 a 12 anos para ilustrar o exemplar.
Ana Carolina contou que soube do concurso pela internet e resolveu se inscrever três dias antes de o prazo ser encerrado. Ela enviou cinco desenhos e um deles foi selecionado.
“O assunto do capítulo era sobre uma família que estava em luto porque duas pessoas morreram. Eles colocaram cortinas pretas na casa. Eu usei algumas canetas à base de água que eu tinha e passei primeiro o laranja”, explica Ana.

De acordo com Ana Carolina, desenhar e ler foram os principais passatempos dela durante a pandemia. Ela buscou aprimorar a habilidade do desenho para um dia seguir carreira. Mesmo ainda muito nova, a arte é como um refúgio para ela.
“O meu primeiro curso de desenho foi aos sete anos. Adoro desenhar, me deixa calma e gosto de fazer. Acho que vou seguir em frente”, conta a adolescente.
O resultado do concurso sinônimo de felicidade e orgulho para toda a família, inclusive para Ana Carolina que estava ansiosa para saber se foi selecionada.
“Quando eu vi o resultado fiquei muito feliz e contei para os meus pais. Eu estava muito nervosa”, lembra Ana.
Ana Carolina Castro Ribeiro, moradora de Sorocaba, é uma das 34 crianças escolhidas para ilustrar livro — Foto: Arquivo pessoal/Divulgação
Para o pai da adolescente, Milton José Hidalgo Ribeiro, 40 anos, o interesse dela pela área artística contribui no desenvolvimento e criatividade da filha. Ela também tem uma irmã de nove anos e, segundo o pai, o hábito da leitura sempre foi proposto pela família.
“Nós apresentamos para elas alguns livros. Eu tive o primeiro Harry Potter, O Hobbit, Mágico de Oz, Alice no País das Maravilhas, antes dos filmes serem lançados. Elas leem livros infanto-juvenil. Eu e minha esposa incentivamos bastante”, conta Milton.