A Rede de ONGs em Defesa do Meio Ambiente da Paraíba (Rodema) está pronta para dar um salto na divulgação das causas ambientais. No dia (17) de junho, a rede promoverá uma Capacitação em Comunicação Ambiental, em parceria com a Associação de Jornalistas de Turismo da Paraíba (Abrajet PB). A capacitação ocorrerá das 9h às 16h na Escola Viva Olho do Tempo, em Gramame (PB) e será ministrada pela jornalista e vice-presidente da Abrajet-PB, Rosa Aguiar, que abordará temas cruciais da comunicação. O evento, destinado aos representantes de aproximadamente 25 ONGs atuantes na área ambiental, visa fortalecer o relacionamento com os veículos de comunicação e impulsionar a divulgação das ações dessas entidades, impulsionando uma nova era de conscientização e preservação ambiental.
A programação é bem abrangente, incluindo temas como critérios de noticiabilidade, linguagem jornalística, jornalismo escrito e televisivo, assessoria de imprensa e muito mais. Com a participação dos dirigentes das ONGs, a expectativa é que aproximadamente 25 organizações não governamentais sejam representadas no evento.
A Rodema, que engloba entidades que atuam na defesa dos rios e mares, dos animais silvestres e domésticos, das matas, reservas, populações tradicionais e quilombos da Paraíba, tem se destacado como um importante movimento ambiental da região. Em março deste ano, a rede promoveu uma oficina participativa de planejamento das ações referentes à Agenda Positiva, definindo estratégias para fortalecer a preservação ambiental na região metropolitana de João Pessoa.
O coordenador de Comunicação da Rodema, Rogério Ferreira, ressalta a importância da capacitação: “A capacitação vai oferecer conhecimento aos dirigentes das ONGs para que eles possam se relacionar com os veículos de comunicação e os jornalistas de uma maneira mais assertiva. Por meio do aprendizado adquirido na Capacitação em Comunicação Ambiental, os representantes das ONGs estarão aptos a transmitir suas mensagens de forma impactante, conquistando a atenção da imprensa e da sociedade. Com uma divulgação mais eficaz, espera-se ampliar o alcance das ações ambientais e despertar maior engajamento da população para a preservação do meio ambiente”. “Essa iniciativa pioneira da Rodema promete revolucionar a forma como as ONGs se comunicam e impulsionar uma verdadeira transformação em prol da sustentabilidade e do futuro do planeta”, completou Rogério.
Alessandra Lontra *Com informações da Abrajet-PB