Carregando...
Cultura

Programa Galerias Urbanas é promovido pelo Banco do Nordeste Cultural

A população pode conferir as obras ao ar livre nas fachadas das agências de Patos, Sousa, Alagoa Grande, Campina Grande e Solânea. - Foto: Divulgação

Artistas visuais expõem telas da cena musical paraibana em seis agências do banco do Nordeste

Seis agências do Banco do Nordeste no interior da Paraíba estão exibindo telas de músicos paraibanos e grupos de destaque da cultura popular e MPB. As telas retratam a Orquestra Tabajara, Vital Farias, Jaguaribe Carne e Mestras cirandeiras, como Vó Mera e Edite de Caiana, por exemplo. A população pode conferir as obras ao ar livre nas fachadas das agências de Patos, Sousa, Alagoa Grande, Campina Grande e Solânea. Em Cajazeiras, as obras ficarão expostas no Núcleo de Extensão Cultural (NEC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), próximo à agência do município.

Agência do banco do Nordeste de Solânea – Foto: Divulgação

Em sua 3ª edição, o Programa Galerias Urbanas conecta artistas visuais paraibanos, por meio de murais itinerantes, que enaltecem a arte urbana e a musicalidade regionais. Em Solânea, por exemplo, a artista visual Thaynara Negreiros, mais conhecida como “Thaynha”, retratou a Orquestra Tabajara, Genival Lacerda e Glorinha Gadelha. As ilustrações utilizam linhas, formas orgânicas e elementos botânicos como possibilidades que buscam traduzir sua poética para as telas.

A população pode conferir as obras ao ar livre nas fachadas das agências de Patos, Sousa, Alagoa Grande, Campina Grande e Solânea – Foto: Divulgação

Assim como Thaynha, os artistas Cybele Dantas, Américo Filho, Carlos Nunes e Dyógenes Chaves assinam as obras da atual edição do projeto. Além da Paraíba, o Banco do Nordeste Cultural está promovendo exposições semelhantes nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

“O Galerias Urbanas é uma intervenção artística realizada pelo Banco do Nordeste Cultural, que iniciou em outubro de 2019. Tivemos a primeira edição na Paraíba, que serviu como modelo para a expansão a outros estados. É uma experiência de diálogo entre as ações negociais e culturais desenvolvidas pelo Banco do Nordeste, pois os painéis fortalecem a produção artística, o sentimento de pertencimento e a identidade dos estados”, ressalta o gerente executivo da área cultural da instituição, Murilo Albuquerque.

Ao todo, são 60 projetos de arte urbana, nas modalidades de grafitti e mural ou similar, em homenagem a ícones da musicalidade dos estados do Nordeste, mais os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Por meio de edital público, o Banco do Nordeste Cultural anunciou os artistas visuais selecionados para a proposta de intervenção artística no programa Galerias Urbanas.

Galerias Urbanas e Nordeste Expandido

As telas da 1ª edição do Galerias Urbanas da Paraíba, executadas pelos artistas Shiko, Flora e Thayroni, ficarão expostas na fachada do Centro Cultural de Fortaleza, a partir do mês de março. O programa será integrado à programação da exposição “Nordeste Expandido, estratégias de (re)existir”, que exibirá 216 obras de arte de 107 artistas recentemente adquiridas pelo Banco do Nordeste. A atividade inclui a realização de um seminário com abordagem sobre os rumos das artes visuais na área de atuação da instituição e o Programa Ecossistema Musical.

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *