Carregando...
Observação de aves e fauna

Paraíba entra no mapa nacional do turismo de observação de aves

Entre trilhas e cantos a Paraíba revela novas rotas do turismo de natureza (Beja-flor-vermelho) - Foto: Ale Lontra

Rota do Canto e outras iniciativas do estado passam a integrar o Catálogo de Experiências do Ministério do Turismo e projetam a Paraíba no cenário do birdwatching brasileiro

A Paraíba passou a integrar oficialmente o seleto grupo de destinos brasileiros reconhecidos pelo turismo de observação de aves com a inclusão de experiências do estado no recém-lançado Catálogo de Experiências do Ministério do Turismo. Entre os destaques está a Rota do Canto: Sinfonia da Natureza, primeira rota institucionalizada de birdwatching da Paraíba, desenvolvida no âmbito do Programa de Agentes de Roteiros Turísticos do Sebrae Paraíba, consolidando o estado como novo polo do turismo de natureza no Nordeste.

Com mais de 400 espécies de aves registradas em seu território, a Paraíba passa a ocupar posição de destaque no segmento de turismo de observação de aves, um dos mercados que mais cresce no mundo. O reconhecimento nacional veio com a inclusão de experiências paraibanas no Catálogo de Experiências de Turismo de Observação de Aves, publicação que mapeia 123 iniciativas em todo o Brasil.

Entre os projetos selecionados está a Rota do Canto: Sinfonia da Natureza, roteiro imersivo que conecta os municípios de Dona Inês e Serra da Raiz, no Brejo paraibano. A rota reúne trilhas validadas, áreas de transição entre a Mata Atlântica e a Caatinga, vivências culturais e observação de espécies emblemáticas da avifauna nordestina, tendo o beija-flor-vermelho como espécie símbolo.

A Rota do Canto foi desenvolvida pela consultora de turismo Alessandra Lontra, dentro do Programa de Agentes de Roteiros Turísticos do Sebrae Paraíba, unindo ciência cidadã, conservação ambiental, economia criativa e desenvolvimento comunitário. O projeto também contou com a validação de biólogos e ornitólogos e já realizou famtours, fampress e sua primeira operação comercial pela agência Veloso Turismo, já está esgotada.

Em 2025, o avanço institucional do projeto ganhou ainda mais força com a parceria firmada entre o Sebrae Paraíba e o Governo do Estado, fortalecendo a estruturação do turismo de natureza como política estratégica de desenvolvimento regional.

Para a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, o momento é de consolidação: “Ver a Rota do Canto e outras experiências paraibanas integrando o catálogo nacional do Ministério do Turismo é a prova de que investir em planejamento, qualificação e identidade territorial dá resultado. A observação de aves conecta conservação, geração de renda e inovação, e a Paraíba tem todos os atributos para se tornar protagonista nesse segmento.”

Além da Rota do Canto, o catálogo também reconhece ações desenvolvidas em unidades de conservação, serras, áreas de Caatinga e brejos de altitude, reforçando o potencial do estado para atender ao público de observadores de aves, pesquisadores, fotógrafos e turistas de natureza.

A presença da Paraíba no catálogo nacional fortalece o posicionamento do estado como destino sustentável, competitivo e alinhado às novas tendências do turismo, abrindo novas oportunidades para guias locais, meios de hospedagem, artesãos, restaurantes e comunidades tradicionais diretamente envolvidas nas experiências.

Alessandra Lontra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Pular para o conteúdo
Send this to a friend