Carregando...
Astroturismo

Paraíba celebra legado astronômico com astroturismo na Igreja da Penha

A observação dos astros será feita pelos telescópios produzidos por apenados da Cadeia Pública de Esperança - Foto: Secom PB

Evento marca 157 anos da primeira expedição astronômica no estado, unindo ciência, inclusão social e história

A Igreja de Nossa Senhora da Penha, em João Pessoa, será palco de um evento especial de astroturismo nesta quinta-feira (20), a partir das 16h30. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), celebra os 157 anos da primeira expedição astronômica realizada na Paraíba. O evento contará com observação do céu através de telescópios construídos por apenados, além de apresentar o radiotelescópio Bingo, o maior da América Latina.

A ação, que tem a participação do projeto ‘Bingo: Esperança no Espaço’, oferecerá um “tour astronômico” onde os participantes poderão observar Vênus, Marte, Júpiter, a Nebulosa do Caranguejo e as Plêiades através de telescópios produzidos por detentos da Cadeia Pública de Esperança.

Além disso, será apresentado o radiotelescópio Bingo, em fase de construção em Aguiar, que transforma sinais sonoros em informações sobre a parte escura do universo. A combinação do radiotelescópio Bingo e do projeto ‘Bingo: Esperança no Espaço’ fortalece a popularização da ciência e destaca a Paraíba no cenário da astronomia.

O secretário da Secties, Claudio Furtado, ressaltou a importância do evento, destacando a tradição astronômica da Paraíba e o compromisso em mantê-la viva. Ele também enfatizou a união entre inclusão social e conhecimento proporcionada pelo projeto ‘Bingo: Esperança no Espaço’.

O reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha, Padre Francisco de Assis Azevedo, celebrou a parceria, ressaltando a importância do evento para o resgate da memória religiosa e o registro do recorte social e histórico da população.

Para o secretário da Seap, João Alves, o evento é um momento de celebração dos avanços no estado, lembrando que a capital paraibana foi escolhida para uma importante expedição científica há 157 anos.

A programação inclui ainda uma aula de campo para estudantes da rede pública de ensino, que visitarão o Santuário acompanhados por pesquisadores do projeto.

Primeira fotografia captada em solo paraibano – Imagem cedida pela Secom PB /Divulgação

Contexto Histórico

Em 1868, a cidade de Parahyba do Norte, hoje conhecida como João Pessoa, ganhou destaque nos jornais da época como o local ideal para a observação de um eclipse anelar do Sol. Esse anúncio despertou o interesse do Imperial Observatório Astronômico, que organizou uma expedição à capital paraibana. O evento não só atraiu entusiastas da astronomia para a região, mas também resultou em um marco histórico: a primeira fotografia tirada em solo paraibano.

Atualmente, a Paraíba mantém vivo esse legado através de uma iniciativa que combina ciência e inclusão social. O Projeto Bingo: Esperança no Espaço, desenvolvido na Cadeia Pública de Esperança, oferece aos reeducandos a oportunidade de construir telescópios com materiais recicláveis. Essa ação promove tanto a ressocialização dos participantes quanto a difusão do conhecimento astronômico em todo o estado.

Alessandra Lontra                                                                                      *Com informações da Secom PB

Leia mais

Sebrae-PB promove reunião para criação da Associação Paraibana de Turismo Rural

Gestores Municipais orientados para desenvolver Turismo Regional

II FOMTUR-PB 2025 debate sobre futuro do Turismo na Paraíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo
Send this to a friend