Carregando...
NotíciasTurismo

Operadoras de turismo registram alta no faturamento em 2019, aponta Braztoa

Secretário William França representa o Ministério do Turismo durante evento realizado pela Braztoa, no Rio de Janeiro (RJ). Crédito: Divulgação

Empresas brasileiras movimentaram R$ 15,1 bilhões no ano passado, uma alta de 1,4% em relação a 2018

O ano de 2019 também foi positivo para as operadoras de turismo no Brasil. De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (10) pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o setor faturou R$ 15,1 bilhões no ano passado, valor 1,4% maior que o registrado em 2018. O estudo trouxe ainda que as empresas movimentaram R$ 14,9 milhões na economia do país. A apresentação dos números ocorreu durante o 13º Encontro Comercial Braztoa, realizado no Rio de Janeiro (RJ).

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, William França, participou do evento e destacou os bons resultados apresentados pelo segmento. “Já entregamos ótimos números e iremos entregar mais e melhores resultados para que o setor continue criando emprego e renda, como já fez no ano passado. Esses dados só comprovam que estamos no rumo certo para o desenvolvimento do turismo brasileiro”, afirmou.

Segundo o levantamento, os destinos da região Nordeste foram os preferidos de 53% dos turistas. Já a região Sudeste ficou em segundo lugar, com um percentual de 22,1%. O Sul representou 19,2% dos embarques totais no país, e o Norte e o Centro-Oeste, responderam por 6,9%, comparando com o ano de 2018.

Para o presidente da Braztoa, Roberto Neldeciu, os números foram uma surpresa positiva, ante os desafios impostos pelo ano de 2019. “Quando montamos o anuário ficamos surpresos. 2019 foi um ano desafiador, mas um bom ano. Apesar de tudo o que aconteceu, como os problemas econômicos entre Estados Unidos e China, os números se mantiveram e tivemos alguns bons resultados” comentou.

O estudo traçou ainda o perfil dos turistas. 53% deles procuraram viagens com duração de 5 a 9 dias, 22% de até 4 dias e 25% manifestaram interesse em permanecer no destino 10 dias ou mais. Além disso, 35% compraram pacotes completos, incluindo transporte aéreo e terrestre, e 37%, apenas o terrestre. Para a aquisição das viagens, a maior parte dos clientes (54%) optou por pagamento parcelado em mais de cinco vezes.

ENCONTRO COMERCIAL – O secretário William França também participou da abertura do 13º Encontro Comercial Braztoa. O evento, com o tema “FuTURISMO”, recebeu mais de 2,2 mil agentes de viagens de todo o país, 22 expositores e 40 associados. A feira é a primeira do calendário de eventos do setor neste ano no país.

Em seu discurso, França destacou ações adotadas pelo MTur para trabalhar o futuro do turismo. “Recentemente, fizemos um levantamento inédito com as tendências do mercado para os próximos anos. Entre elas, temos a busca por viagens mais conscientes, o aumento de turistas idosos e o uso da tecnologia na busca pelos destinos”, concluiu.

MTur

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *