MTur participa de reunião ministerial da LATA - Ale Lontra
Carregando...
NotíciasTurismo

MTur participa de reunião ministerial da LATA

Imagem: Divulgação

Associação que reúne países da América Latina promoveu encontro para discutir ações e perspectivas do setor de viagens e turismo em 2022

Ministério do Turismo participou, nesta terça-feira (11.01), de reunião virtual promovida pela Latin American Travel Association (LATA) para debater a atual situação do turismo nos países da América Latina e as perspectivas do setor em 2022. Além do Brasil, também acompanharam o encontro, por meio de videoconferência, representantes de órgãos de Turismo da Colômbia, Chile, Panamá, Belize, México, Equador, Guiana, Peru e Nicarágua.

“É de suma importância manter os nossos países alinhados sobre as ações que estão sendo desenvolvidas por cada um deles e intercambiar ideias, principalmente neste momento de retomada, após um período difícil enfrentado pelo turismo do mundo todo”, declarou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Representando o ministro do Turismo no evento, a secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do MTur, Débora Gonçalves, destacou ações adotadas pelo governo federal no sentido de mitigar efeitos da Covid-19 no setor desde o início da pandemia. Além disso, a secretária ressaltou que o Brasil é um destino tendência para 2022.

“O Brasil é um grande ator no turismo pós-pandemia, por sua enorme potencialidade para o ecoturismo. Temos seis biomas únicos e mais de 8 mil quilômetros de costa, o que nos torna um país excepcional como produto de sol e praia e de natureza”, apontou Débora Gonçalves.

A secretária do MTur frisou que o Brasil foi um dos países pioneiros na definição de protocolos de biossegurança contra a Covid-19, com o lançamento do Selo Turismo Responsável, que já conta com mais de 30 mil adesões por parte de estabelecimentos da área e guias de turismo. “A criação do selo foi uma importante iniciativa do governo federal para criar um ambiente seguro de retomada do turismo”, comentou Débora.

Durante o encontro, foram debatidas, ainda, as novas tendências do turismo, que incluem os segmentos doméstico, de negócios e de natureza. O trabalho remoto também foi citado como uma das oportunidades de impulsionar o setor, uma vez que é possível viajar em qualquer época do ano.

LATA – A Latin American Travel Association (LATA) busca promover a América Latina como destino turístico e estimular o aumento de viagens para a região. A associação é composta por mais de 360 empresas, englobando conselhos de turismo, companhias aéreas, hotéis, operadores turísticos, empresas de representação e a imprensa especializada em viagens.

MTur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *