Carregando...
Uncategorized

MTur participa de aula inaugural de curso de Policiamento Turístico no DF

Aula inaugural foi realizada em Brasília. Crédito: Henrique Morais/Setur DF/Divulgação

Capacitação promovida pela Polícia Militar da capital federal tem como objetivo reforçar a segurança pública em destinos turísticos

Foi realizada nesta sexta-feira (10.06), em Brasília (DF), a aula inaugural do Curso de Policiamento Turístico da Polícia Militar do Distrito Federal. O evento, coordenado pelo 5º Batalhão da corporação, contou com a participação do secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, Fábio Pinheiro.

O objetivo da capacitação é instruir policiais militares para reforçarem a segurança de visitantes e destinos turísticos locais, atuando na repressão de crimes. Na aula inaugural, os PMs conheceram atrativos de Brasília, a fim de entender a sua importância e possíveis fragilidades. Para apoiar a qualificação, o MTur disponibilizou à PDMF documentos relacionados a programas da Pasta focados na segurança do turista.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, observa que a segurança em atrativos turísticos está diretamente ligada ao desenvolvimento do setor. “Quando temos locais com policiamento, fazemos com que os turistas se sintam mais seguros e à vontade para irem aos destinos turísticos, terem uma boa experiência, voltarem e indicarem aquela cidade para outros visitantes. A qualificação dos policiais é fundamental para que avancemos nesse tema e ampliemos o turismo em Brasília e no Brasil”, ressalta Brito.

Durante o evento, o secretário Fábio Pinheiro destacou ações adotadas pelo MTur no sentido de reforçar a segurança de visitantes. “O turista não busca apenas um destino turístico, mas, sim, vivenciar uma experiência. Portanto, reforçar a segurança pública é ampliar o turismo. Pensando nisso, o Ministério do Turismo desenvolve programas voltados à segurança dos turistas, como o Cadastur, que certifica e qualifica profissionais e empresas que atendem esse público; e o Programa Turismo Seguro, um pacote de medidas que abarca, entre outras medidas, a prevenção de crimes”, explicou Pinheiro.

SOBRE O CURSO – O Curso de Policiamento Turístico no DF será ministrado para 20 policiais, sendo 18 da PMDF, 1 da Polícia Militar do Rio de Janeiro e 1 da Polícia Militar de Tocantins. Serão abordadas disciplinas como definições e conceitos de turismo; ecoturismo; formação histórica e geográfica do DF; policiamento turístico e suas peculiaridades; segurança e emprego de policiamento turístico em grandes eventos, entre outras.

TURISMO SEGURO – O Programa Turismo Seguro busca ampliar a sensação de segurança em atividades turísticas e fortalecer o turismo no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social. A iniciativa se organiza em sete eixos de atuação: relações de consumo no turismo; segurança pública; transporte de turistas; Defesa Civil; Vigilância Sanitária, prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo e comunicação positiva.

Clique AQUI para mais informações sobre o Programa Turismo Seguro do MTur.

MTur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.