Carregando...
NotíciasTurismo Responsável

Instituto Vivejar organizará a terceira edição do prêmio de turismo responsável da WTM Latin America

Solange Barbosa (Rota da Liberdade, Gustavo Pinto (Presidente do Instituto Vivejar e Carlos Humberto (Diáspora Black) - Foto: Divulgação (representante da WTM Latin America)

As candidaturas para o prêmio foram prorrogadas e seguem até este sábado, dia (11) de fevereiro de 2023

Pela primeira vez, o Instituto Vivejar estará à frente da organização do Prêmio de Turismo Responsável, um dos mais importantes do setor de viagens e turismo na América Latina. Os finalistas serão anunciados na primeira semana de março e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia (4) de abril em São Paulo durante a WTM Latin America.

O Prêmio de Turismo Responsável é a versão latino amerciana da Global Responsible Tourism Awards da WTM, que ocorre todo ano em Londres. A ideia é dar visibilidade às iniciativas que possam inspirar o setor de viagens e turismo para a promoção do turismo responsável e sustentável na América Latina.

Nesta terceira edição, o Instituto Vivejar  assume o projeto somando sua expertise de mais de três anos no trabalho pelo desenvolvimento do turismo responsável no Brasil. “Nascemos com o objetivo de ampliar o conceito e a prática do Turismo Responsável no Brasil e liderar este prêmio, que é uma das referência internacionais no tema no mundo, vem consolidar nossa missão. Estamos animados para reconhecer as boas práticas inspiradoras e promover diálogos relevantes para o momento que o turismo está vivendo”, aponta Marianne Costa, Diretora Executiva do Instituto.

Desde de 2020, o Instituto Vivejar já capacitou 1036 profissionais de todo o país em cursos voltados ao turismo responsável, incluindo bolsistas de comunidades tradicionais. Ao longo desse período a Organização também desenvolveu ações para o fortalecimento do turismo responsável nos destinos, como por exemplo a parceria celebrada com Empresa Potiguar de Promoção Turística do Rio Grande do Norte (EMPROTUR/RN) e a sensibilização para o tema nos principais eventos do setor Brasil a fora.

Agora em 2023, a oportunidade de organizar o Prêmio vem ao encontro dessa trajetória e mobiliza os esforços, dentro do Instituto, para um trabalho de excelência.   “Estamos a todo o vapor nos trabalhos internos para entregar uma excelente 3a edição. Estamos muito animados para conhecer as iniciativas finalistas de turismo responsável da América Latina e sermos inspirados pela diferença que estão fazendo em seus territórios”, destaca Ana Rosa Proença, Diretora de Projetos do Instituto.

São seis categorias para as quais é possível se candidatar ao Prêmio, dentre elas: melhores soluções para gestão de resíduos plásticos, melhores conexões significativas, melhores modelos de compras locais, artesanato e alimentação, abordando as mudanças climáticas,  melhores soluções para a promoção da diversidade e inclusão,  Melhores iniciativas para a conservação da natureza.

As iniciativas serão avaliadas por um júri técnico que escolherá os três finalistas para cada categoria. Gustavo Pinto, Presidente do Instituto e representante da WTM Latin America afirma que  “Nesta edição temos o Comitê de inclusão e diversidade da WTM Latin America como corpo de júri – um time de grandes nomes junta-se a nós para avaliar as melhores histórias do nosso continente que certamente irão inspirar o setor”.

As candidaturas podem ser feitas de maneira gratuita até este sábado, dia (11), no site da WTM Latin America . Os vencedores do prêmio seguem para o “WTM Global Responsible Tourism Awards”, a ser realizado em Londres no mês de Novembro.

Serviço:

Terceira edição do Prêmio de Turismo Responsável
Data:  04 de abril de 2023 (Premiação)
Local: Expo center Norte, São Paulo durante a WTM Latin America

Inscrições:https://www.wtm.com/latin-america/pt-br/programacao/premio-turismo-responsavel.html Até dia 11 de fevereiro (sábado)

Instituto Vivejar

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *