Projetos de pesquisas para o desenvolvimento de software, tanto no modelo tradicional como em Cloud Computing (computação em nuvem), e soluções tecnológicas para empresas levaram a Superintendência da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB) ao Parque Científico e Tecnológico (Polo de Inovação Sinergia) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), nesta quinta-feira (5).
Rodrigo Barreto, superintende da Fundação, dialogou com o Diretor do Polo de Inovação, professor Erick Melo, e com Executiva Comercial da empresa paulistana de Sistemas e Serviços de Gestão Empresarial (Benner), Luciana Trocoli, para prospectar e viabilizar uma nova parceria entre os setores público e privado.
“A reunião de hoje é uma aproximação entre a empresa Benner e o Polo de Inovação do IFPB. Faz parte de uma atividade de prospecção e parceria entre as duas instituições e onde a Funetec é convidada a atuar como interveniente para realizar a gestão administrativa e financeira desses contratos. Então, foi uma reunião de prospecção que eu considero muito profícua e na qual nós nos apresentamos enquanto intervenientes de um possível acordo de parceria”, destacou o superintendente da Funetec-PB, Rodrigo Barreto.
Durante a reunião, Erick Melo apresentou toda a expertise do Polo de Inovação, que já é conhecido mundialmente pelos resultados de excelência em tecnologia e inovação: “as empresas nos procuram justamente com suas dores, de forma que a gente possa procurar a melhor forma possível de atendê-los e atender com celeridade, que o Instituto Federal tem nessa gestão de projetos de pesquisa e desenvolvimento e na extensão tecnológica, na capacitação tecnológica”, disse.
O Diretor do Polo de Inovação do IFPB também explicou que uma equipe de pesquisadores do Instituto é responsável pela elaboração e execução dos projetos de pesquisa e que tudo é pensado no sentido de atender às necessidades da empresa ou indústria parceira.
“Nós montamos nossa proposta a fim de chegarmos a um acordo de parceria e a partir daí nós começamos a desenvolver as soluções necessárias para que o nosso parceiro possa realmente resolver o problema pontual que ele tenha com a sociedade, com o setor industrial que ele precisa atender e com a empresa que ele precisa atender”, complementou Erick Melo.
Essa foi a primeira reunião entre os representantes da Benner, com o Polo de Inovação do IFPB e a Funetec-PB, no sentido de produção de novos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). De acordo com a executiva Comercial, Luciana Trocoli, a empresa busca parceria com o IFPB, que atua em Tecnologia Social e Inovação, e esse nicho é um dos atrativos para o mercado.
“A Benner, como uma empresa de tecnologia buscando novas soluções para o nosso mercado dentro de vários segmentos que nós atuamos, achamos importante a relevância de fazermos uma parceria com uma instituição de ensino que também tem o cunho social, além da inovação, para podermos ajudar a desenvolver os nossos projetos. Após essa reunião, nós faremos um levantamento interno daquilo que consideramos o mais prioritário, conforme planejamento para 2024, para podermos firmar as parcerias. Consequentemente, desenvolvemos esses projetos que estão na mesa, de acordo com as nossas dores”, ressaltou Luciana Trocoli.
Ascom Funetec