Carregando...
Turismo Religioso

Fórum Nacional de Turismo Religioso promove diálogo inter-religioso e desenvolvimento do setor

Fórum Nacional de Turismo Religioso - Imagem: Divulgação

Evento anual reúne especialistas e acadêmicos para orientar e impulsionar o turismo religioso no Brasil

O Fórum Nacional de Turismo Religioso, idealizado por Sidnésio Moura em 2017, realizará sua sexta edição de (27) a (29) de novembro de 2024, com o tema “O Turismo Religioso como fonte de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso”. O evento, único em sua modalidade no país, busca preencher uma lacuna no mercado de eventos religiosos, reunindo acadêmicos, especialistas e profissionais do setor para discutir e orientar o desenvolvimento do Turismo Religioso no Brasil.

Sidnésio Moura, coordenador do evento, destaca a importância do fórum: “Nosso objetivo é pensar no evento em uma visão macro, mas também regionalmente dentro da realidade de cada região brasileira. Buscamos trazer a academia, especialistas, mestres e doutores para discutir e trazer direcionamento para o Turismo Religioso, que vem crescendo a cada ano no Brasil.”

O evento será realizado em dois momentos. O primeiro, em novembro, contará com mesas de debate e palestras sobre diversos aspectos do Turismo Religioso. Posteriormente, em janeiro de 2025, haverá a submissão de trabalhos acadêmicos. Todo o conteúdo será compilado e publicado na primeira edição da Revista FNDETUR, fornecendo um valioso material de orientação para lideranças religiosas, acadêmicos e profissionais do turismo.

O Fórum Nacional de Turismo Religioso tem como objetivos principais formar, orientar e incentivar o Turismo Religioso, indo além da evangelização. Busca-se destacar o potencial socioeconômico e cultural do setor, fornecendo orientações sobre infraestrutura e preparação de mão de obra qualificada. Além disso, o evento visa promover o diálogo inter-religioso e o ecumenismo, contribuindo para uma abordagem mais abrangente e inclusiva do Turismo Religioso no Brasil.

O evento tem ganhado relevância no setor, com a última edição alcançando mais de cinco mil visualizações de forma orgânica. Além do Fórum Nacional, também são realizados eventos regionais, incluindo edições online durante a pandemia.

Moura enfatiza a importância do diálogo inter-religioso: “Devemos construir pontes e não muros, como nos orienta e incentiva o Papa Francisco. O Turismo Religioso é uma destas “portas” para podermos nos aproximar das diversas realidades religiosas e culturais.”

Com o crescimento do turismo religioso superando a média do setor turístico na última década, o Fórum Nacional de Turismo Religioso se consolida como um evento essencial para o desenvolvimento e orientação deste segmento no Brasil, promovendo a diversidade religiosa e cultural do país.

Programação da sexta Edição:

27/11 – Quarta-feira

19h00 – Abertura com fala das autoridades
19h40 – Palestra com Amadeu Castanho
20h10 – Mesa de Debate sobre Afroturismo
20h40 – Palestra Ações do Mtur para o Turismo Religioso – Palestrante: Fabiana Oliveira
21h20 – Encerramento

28/11 – Quinta-feira

19h – Abertura
19h10 – Associação Brasileira de Turismo Religioso
19h50 – Mesa de Debate Caminhos Peregrinos
20h20 – Ações da ABBTUR para o desenvolvimento do Turismo Religioso – Palestrante Lenora Horn Schneider
21h – Encerramento

29/11 – sexta-feira

19h – Abertura
19h – Governança no Turismo Religioso – Palestrante Vanessa Leal
19h50 – Turismo Religioso e Sustentabilidade – Palestrante: professor Mestre Josimar Azevedo
20h30 – Mesa de Debate Turismo Religioso e sua diversidade
21h20 – Palavras finais do Organizador
21h30 – Encerramento

Mais informações: www.sidinesio.com.br

Siga no Instagram: @fnturismoreligioso

Alessandra Lontra

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *