Teve início no ultimo sábado, (15), o Curso de Formação em Sommelier de Cachaça, promovido pela Escola de Negócios e Profissões, Confraria Paraibana da Cachaça e Engenho Nobre, ministrado por quatro especialistas: Maurício Carneiro, sommelier de cachaças, Murilo Coelho, mestre alambiqueiro, mestre cachacier e produtor, Adilson Santana, cozinheiro, com formação em gastronomia pela Faculdade Senac e Moisés Araújo, bartender, barista e mixologista pela Faculdade Senac.
O objetivo do curso é capacitar profissionais do mercado, entre eles, garçons, bartenders, maitres, gerentes e proprietários de estabelecimentos, além do consumidor e apreciador da bebida genuinamente brasileira.
O curso acontece durante três sábados e segue até dia (6) de maio. No primeiro encontro o aluno conheceu a legislação em torno da cachaça, a história da bebida, conteúdo sobre os engenhos do nordeste, características da fabricação, análise sensorial e outros temas. No dia (22) de abril próximo acontece a segunda aula que será feita durante visita técnica ao Engenho Nobre, que fica em Cruz do Espírito Santo. O aluno terá oportunidade de conhecer um engenho e todo o seu processo de fabricação para assimilar os conceitos teóricos na prática. Na ocasião haverá uma degustação para a análise sensorial das cachaças e dos temas aromas, gosto e retrogosto, persistência, sensações gustativas, acidez, taninos, adstringência. Haverá ainda um almoço com harmonização com as cachaças.
A programação do Curso de Formação em Sommelier de Cachaças inclui ainda o uso do destilado na mixologia, harmonização de cachaças e insumos, elaboração de coquetéis, prática de coquetelaria, de serviço de bar carta de cachaças, parâmetros de escolha das cachaças, gestão de estoques, harmonização com carnes, com temperos, doces e outras bebidas. . Os alunos tem ainda apostilas, certificado reconhecido e uma consultoria online para tirar dúvidas. Informações whatsapp (83) 9 8793 6402 ou 9392 3808
Fonte: Rosa Aguiar // Mais Turismo e Cultura