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Cervejaria artesanal vira mercearia para enfrentar crise do coronavírus

A mudança de cervejaria para mercearia foi feita quase que do dia para a noite (Foto: Pexels)

Proprietários da Long Beach Beer Lab afirmam que, apesar dos desafios, preferem o novo modelo de negócio

Em meio aos decretos de quarentena que fazem muitos negócios baixar as portas ao redor do mundo, uma cervejaria artesanal do sul da Califórnia encontrou uma maneira de se manter aberta.

A Long Beach Beer Lab, fundada pelo casal Levi Fried e Harmony Sage há três anos, foi transformada em uma mercearia, com artigos diversos, desde cervejas até ovos e sacos de arroz. A mudança foi feita quase que do dia para a noite.

Antes da pandemia do coronavírus, o modelo de negócio dos empreendedores era vender basicamente cerveja e pizza. Por isso, a cozinha da Long Beach Beer Lab possuía itens como fermento e ovos – que passaram a ser cada vez menos comuns nas gôndolas dos supermercados da região. Esse estoque anterior à Covid-19 permitiu que Levi e Harmony dessem os primeiros passos rumo à transformação em um empreendimento considerado essencial.

O ponto inicial foi a percepção aguçada e a inteligência na hora de ativar contatos. Além de pesquisar na comunidade quais produtos estavam em falta, Levi conversou com um vereador conhecido para descobrir quais eram as necessidades do entorno.

Após entender em quais itens investir, o casal contatou diretamente seu fornecedor e distribuidor, com quem tem relação sólida. “Conseguimos obter coisas a granel que outras pessoas não conseguem, principalmente quando se trata de farinha, leite, fermento e ovos, já que as encomendamos normalmente”, contou Fried à Entrepreneur.

Fried e Sage admitem que estão gostando mais do modelo de negócio atual em relação ao anterior, ainda que a implementação de todas as mudanças tenha sido desafiadora. “Não éramos um estabelecimento que trabalhava sob demanda ou orientado por lojas de conveniência, então tivemos que construir infraestrutura”, diz Fried.

Sobre a transformação do empreendimento, o casal conta que existe uma segurança em não ter se afastado integralmente da cervejaria, já que ainda vendem cerveja e massas. E, dada a experiência positiva e enriquecedora, mesmo que em uma circunstância tão indesejada, eles pretendem seguir com a mercearia e, aos poucos, reincorporar a cervejaria.

A divulgação da mudança é comunicada nas redes sociais da empresa, sobretudo no Instagram. A preocupação aqui era não ter que reapresentar a marca para os clientes. O marketing permite que a comunidade, de certa forma, acompanhe o processo.

Long Beach Beer Lab (Foto: Divulgação/Long Beach Beer Lab)/Divulgação

O casal conta que outro fator essencial para a viabilização da mercearia foram as boas práticas de negócios implementadas desde o início da cervejaria. “Não estávamos com excesso de pessoal, estoque exagerado de itens ou dívidas com fornecedores. Isso ajudou a não termos preocupações com empréstimos e despesas gerais”, diz Fried.

Além disso, a equipe sólida de funcionários dispostos a trabalhar em diferentes cenários e o fato de serem o que chamam de “produtores e proprietários” são elementos exaltados pelo empreendedor. “Conseguimos nos reinventar graças à nossa capacidade de ser ágil como organização e ter uma espinha dorsal forte. Os proprietários não estão apenas sentados atrás de um computador, mas fazendo os próprios produtos.”

PEGN

 

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