A diretoria da Associação Lucenense de Turismo e Eventos (ALTE) se reuniu nesse sábado, (30) de janeiro, com o prefeito do Município de Lucena, Leomax da Costa Bandeira e com o secretário de Turismo, Carlos Polimeni. A reunião, que aconteceu na Pousada Barcaça, contou também com a participação do Presidente da Câmara de Vereadores Keninho (Solidariedade), dos vereadores Sibiu (PSL), Angelo de Beto Inácio (Cidadania), Arnóbio Menezes (Cidadania), Lica (DEM), da Gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae (PB), Regina Amorim e do trade turístico de Lucena, Litoral Norte da Paraíba.
O objetivo da reunião, foi discutir ações para desenvolver, promover e incentivar o turismo no município.
Durante a reunião o poder público municipal destacou as primeiras ações já realizadas no município, como a melhoria das políticas públicas, a mobilidade urbana, a preservação das falésias, a segurança, a limpeza pública, a coleta do lixo, a proibição dos paredões e motos sem escape, dentre outras intervenções.
Em seguida, a Gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae (PB), Regina Amorim apresentou o Projeto do Sebrae de Turismo Criativo e Colaborativo, onde a Agência Sebrae da Paraíba irá atuar em algumas das regiões turísticas, onde municípios que têm um grande potencial turístico serão beneficiadas.
O objetivo do Projeto do Sebrae PB, é formatar roteiros e produtos turísticos inovadores e sustentáveis, com foco no segmento do turismo criativo e colaborativo, proporcionando uma ambiência favorável ao desenvolvimento sustentável, a valorização da cultura local, a preservação ambiental, a inclusão social, o empreendedorismo, a integração e o fortalecimento dos pequenos negócios e a competitividade dos destinos turísticos.
Dentro do Projeto do Sebrae PB, também é indicado que o Município participe e atenda as Diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo e cumpra os critérios para permanecer no Mapa do Turismo da Paraíba e consequentemente no Mapa do Turismo brasileiro, em 2021.
O prefeito de Lucena, Leo (como gosta de ser chamado), reforçou a importância da integração entre o município, o trade turístico e o terceiro setor. “Eu espero contar também com a colaboração da população e dos empresários, no sentido de consolidar o turismo criativo, com sustentabilidade, profissionalismo, diversidade cultural e segurança para todos os lucenenses e para os turistas que nos visitam”, concluiu.
Segundo Regina Amorim, “e inegável o potencial de Lucena, para o turismo de natureza, sol e mar, religioso, cultural, aventura e ecoturismo, mas, é necessário qualificar o trade para fortalecer a governança, a parceria público-privada e o turismo criativo e colaborativo”.
“O prefeito espera a colaboração da população e dos empresários, no sentido de consolidar o turismo criativo, com sustentabilidade, profissionalismo, diversidade cultural e segurança para todos. É de suma importância unir, turismo, cultura e produção associada ao turismo para o desenvolvimento sustentável e responsável de um território”, completou Regina.
O Sebrae PB pretende atender empresas de meios de hospedagem, alimentação fora do lar, agências de receptivo, grupos culturais (danças populares, artes cênicas, artesãos, músicos) e agronegócios, mas para isso, precisa da parceria e da contrapartida financeira do Município de Lucena e das empresas do setor do Turismo local.
Alessandra Lontra