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Turismo

Agora OMT é “ONU Turismo” e marca nova era para o setor mundial

ONU Turismo - Imagem: Divulgação

A Organização Mundial do Turismo (OMT) entra hoje numa nova era com uma nova designação e marca: ONU Turismo. Com esta nova marca, a organização reafirma o seu estatuto de organismo especializado das Nações Unidas para o turismo. Para isso, contratou a Interbrand, agência de criação de marcas, que traduziu a visão renovada para o turismo da organização numa nova identidade visual e narrativa.

Com um novo nome, ONU Turismo, cria-se também uma narrativa de marca alinhando-se com a missão central e as suas prioridades. Esta narrativa gira em torno de três mensagens principais: as Nações Unidas como organização altruísta mundial, a noção de conectar as pessoas em todo o mundo e o conceito de proatividade e movimento.

Ao afastar-se dos acrónimos, a ONU Turismo adota uma postura mais acessível e aproveita os seus pontos fortes: “ONU”, que significa autoridade, e “turismo” que é um conceito simples e com o qual todas as pessoas se identificam. Esta mudança foi apoiada pelos membros da organização.

A ONU Turismo, que conta com 160 Estados Membros e centenas de associados do setor privado, tem a sua sede em Madrid e Escritórios Regionais em Nara (Japão) que cobrem Ásia e o Pacífico, Riade (Arábia Saudita) para o Médio Oriente e futuros Escritórios Regionais para as Américas (Rio de Janeiro) e África (Marrocos). Tem como prioridades promover o turismo para o desenvolvimento sustentável em consonância com a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e os seus 17 Objetivos Mundiais. A ONU Turismo promove a educação de qualidade, apoia os empregos decentes do setor, identifica o talento e impulsiona a inovação, e acelera a ação e a sustentabilidade climática no turismo.

Zurab Pololikashvili, secretário geral da ONU Turismo, sublinha: “À medida que a sociedade evolui, o setor turístico, tal como muitos outros setores, necessita de se transformar para converter-se num catalisador de prosperidade à escala universal. Aumentar o bem-estar das pessoas, proteger o ambiente natural, estimular os progressos económicos e fomentar a harmonia internacional são objetivos chave que constituem a essência fundamental da ONU Turismo. A organização assume o papel de impulsionar uma força sustentável que agora é central para muitas economias”.

A nova marca não se limita a palavras e mensagens, mas também se expande para um discurso visual reinventado. A ONU Turismo tem uma nova linguagem de design que começa com o seu símbolo. “Aproximar o mundo” é o novo slogan que inspira o conceito de uma Pangeia que molda uma figura humana em movimento. Este distanciamento radical dos antigos símbolos mundiais traduz a ênfase da organização na natureza dinâmica do turismo e em conceder prioridade às pessoas.

O novo nome inclui uma modernização de todo o sistema visual, que agora se baseia numa rede de coordenadas geográficas concebidas para ajudar as pessoas a explorar pontos de contacto, tanto online como offline, como os eventos, página de ineternet, relatórios, canais de redes sociais e campanhas. Este sistema revela um universo rico de elementos que incluem imagens, fontes, cores e pictogramas concebidos para personalizar as campanhas nas redes sociais, nos eventos, nas mensagens publicadas e nos vídeos.

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