Carregando...
Agências e OperadorasNotícias

Abav Nacional cria série “Polinização Política da ABAV Nacional”

Polinização Política da ABAV Nacional - Imagem: Divulgação

A fim de informar seus associados e a população em geral sobre a importância da política e o impacto dela na vida de todos, a ABAV Nacional criu uma série “Polinização Política da ABAV Nacional” para reflexão e para ajudar num voto consciente

Quem faz o que e por que devo me preocupar?

Deputado Estadual, o nome já diz algo sobre suas atribuições, mas há muito mais em jogo.

O candidato é eleito pelo povo para legislar no âmbito estadual, atuando na Assembléia Legislativa do seu estado de origem.

Mas o que isso quer dizer na prática? Que a pessoa que ocupar este cargo deve entender de leis de forma geral e também de construção de projetos para que seu tempo no cargo seja frutífero e para que o voto que recebeu tenha valor.

Mas por que? Bem, porque ele deve:

Saber elaborar projetos de lei – e isso implica em entender as leis e saber fazer projetos. Neste mesmo contexto, é atribuída a ele a função de fiscalizar os trabalhos do Governador, Vice-Governador e Secretarias Executivas do seu estado.

Entender como se faz e como fiscalizar um orçamento, já que está entre suas funções elaborar a Lei Orçamentária Anual do seu Estado – que define investimentos e gastos.

Entender sobre Gerenciamento de Recursos Humanos e empresas, uma vez que também lhe é atribuída a administração das regras que regem a Assembléia Legislativa, que é onde esta pessoa trabalha. Lembra dos casos de assédio dos últimos anos? Pois é, quem define regras para evitar este tipo de problema é justamente o Deputado Estadual.

Um bom Deputado Estadual faz projetos de lei do início ao fim, muitas vezes emenda os já existentes ou os altera, tudo com o propósito de servir melhor a população do seu estado.

Sendo assim, antes de escolher seu candidato, vale uma pesquisa aprofundada sobre o que já propôs, o que já construiu e o que já efetivou dentro deste contexto. Se for difícil de encontrar estes dados, desconfie.

Quem faz geralmente deixa isso público e de fácil acesso.

O candidato que tiver a honra de receber o seu voto deve antes de tudo deixar claro quem ele é e o que já fez e quer fazer – quais são os seus planos e projetos que pretende elaborar e propor.

É importante saber que projetos de lei que vão contra as leis federais e municipais nem mesmo podem ser propostos. Não adianta inventar um projeto que seja popular e que não tenha a mínima chance de ser votado. Fique atento a isso também.

Os nomes feitos para ajudar a divulgação dos candidatos, com apelidos, dificultam entender quem são essas pessoas em buscas na internet, por exemplo. Sendo assim, fica mais fácil buscar quem usa nome e sobrenome para se divulgar, ou quem mantém esses dados fáceis de achar.

Você está no comando e na próxima Polinização Política da ABAV Nacional vamos abordar as funções de um Deputado Federal. Acompanhe.

Ascom ABAV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.