Considerada a maior Feira de Turismo Rural do Brasil, a Ruraltur será realizada pelo Sebrae Paraíba de (1º) a (4) de setembro de 2020, com uma programação voltada para empresas, produtores rurais e artesãos que atuam em atividades econômicas vinculadas ao Turismo Rural, a Ruraltur 2020, nessa edição, devido à pandemia do novo coronavírus, será a primeira Feira de Turismo Rural 100% digital do mundo.
A Ruraltur Digital será uma grande oportunidade para o debate sobre o Turismo Rural no Brasil e para se manter marcas e empresas ativas e próximas de seu público, ao disponibilizar seus produtos e serviços numa plataforma de marktplace que permitirá que mais pessoas de todo o Brasil e do exterior, participem, de forma inteiramente online, com interações ao vivo.
De acordo com Regina Amorim, gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, a 16º edição da Ruraltur será disruptiva e não apenas para o turismo rural. “Pelo fato de ser um evento digital, é esperado que se tenha um resultado muito maior do que um evento presencial, já que é bem mais acessível e pretende dar mais visibilidade para os micro e pequenos negócios além do turismo rural, como o ecoturismo, turismo aventura, turismo de natureza e empreendimentos que fazem parte do turismo, como a produção associada”, conta a gestora.
Além disso, Regina também conta que o Turismo Rural também está se preparando para a retomada ao novo normal. “2020 é o ano do Turismo Rural, que estará voltando ainda mais forte pós pandemia, para uma retomada mais consciente, segura e de qualidade, seguindo todas as medidas de biossegurança.” Afirma Regina.
Nessa edição 100% on-line, a Ruraltur 2020 terá uma visibilidade e um alcance global, além de se tornar um evento internacional, ao realizar paralelamente o Encontro Nacional de Caminhadas na Natureza, organizado pela Anda Brasil, entidade reconhecida nacional e internacionalmente e a II Conferência Intercontinental de Turismo Rural (CINTURR), considerado um dos maiores eventos do setor. Essa Conferência é organizada pelo Instituto Brasil Rural e vai reunir palestrantes do Brasil, Argentina, Peru, Uruguai, Equador, Cabo Verde, Portugal e Brasil.
De (1º) a (4) de setembro, o público poderá acompanhar de forma on-line e gratuita 15 visitas técnicas, 5 apresentações culturais, e visitar mais de 150 lojas virtuais de produtos e serviços do Turismo Rural e da Produção Associada.
Já estão confirmadas a participação dos Sebrae Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Santa Catarina e Espírito Santo, o que beneficiará mais de 400 micro e pequenas empresas do Brasil.
A realização da Ruraltur Digital é uma ação colaborativa entre Sebrae, Abav (PB), Instituto Brasil Rural e Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo seccional Ceará (ABBTUR – CE).
Serviço:
16ª Ruraltur | Feira de Turismo Rural do Brasil
Data: 1 a 4 de setembro de 2020
Local: 100% digital
Público-alvo: Empresas formalizadas – MEI, ME e EPP, produtores rurais com DAP, artesãos com SICAB, que atuam em atividades econômicas, vinculadas ao turismo rural, profissionais do trade turístico, gestores públicos, profissionais da imprensa, pesquisadores, professores e alunos dos cursos de turismo e visitantes em geral.
Em breve será disponibilizado o link de acesso para os internautas se inscreverem e poderem participar dessa jornada de conhecimento que a Ruraltur 2020 irá proporcionar e de forma gratuita.
Para mais informações acesse www.ruralturdigital.com.br ou pelo instagram @ruralturdigital