Ministério do Turismo e Wakalua divulgaram ganhadora durante live na ABAV Collab
A startup Worldpackers é a grande vencedora do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo. A competição foi realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Wakalua Innovation Hub e Organização Mundial do Turismo (OMT). Com a primeira colocação, a Worldpackers ganhou uma viagem a Madri (Espanha) para um programa de treinamento e participação na FITUR 2021, a maior feira de turismo do mundo. Completaram o pódio a Vivakey (2º lugar) e a EION Veículos Elétricos (3º).
A Worldpackers é uma comunidade baseada na colaboração e relacionamentos que tornam a viagem mais acessível para aqueles que buscam uma experiência cultural profunda. Por meio de uma plataforma online, conectam viajantes com anfitriões incríveis de todo o mundo. O CEO da startup, Ricardo Lima, elogiou a competição e comemorou o resultado. “Vocês estão realizando um trabalho maravilhoso e vamos dar nosso melhor na competição mundial”, disse Lima. “Viajar é um direito universal e essa oportunidade que tivemos impacta muito no que fazemos”, disse.
O 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo buscou soluções para a retomada do turismo brasileiro por meio de projetos de base tecnológica que respondam tanto a necessidades imediatas do contexto pós-pandemia quanto a desafios gerais do turismo brasileiro. Quase 800 startups se inscreveram no Desafio e as 10 finalistas foram classificadas para as semifinais da terceira edição da UNWTO Tourism Startup Competition, desafio global promovido pela OMT em parceria com o Wakalua. A avaliação dos projetos foi realizada por líderes do turismo e da inovação no país, que seguiram critérios como: natureza inovadora, equipe de empreendedores, potencial de escalabilidade, relevância para o setor, viabilidade, sustentabilidade e contribuição ao setor do turismo.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressaltou que participar do 1º Desafio Brasileiro de Inovação é mais uma ação que ficará como legado para o turismo brasileiro. Para ele, a parceria com OMT e Wakalua é importante para estabelecer o Brasil como vanguarda da inovação global em turismo. “Mais do que uma competição, o Ministério está estabelecendo a Estratégia Nacional de Inovação em Turismo, posicionando nosso o setor no ecossistema de inovação brasileiro, que é um dos mais promissores do mundo”, disse.
Para o ministro, promover a inovação é ainda mais relevante por causa dos desafios impostos pela pandemia de coronavírus, que trouxe grandes impactos para o setor. “Não tenho dúvidas de que as soluções apresentadas por esses finalistas ajudarão nosso setor a apresentar um diferencial competitivo para a retomada. E, ao incorporar a inovação como parte dos valores que norteiam a nossa estratégia, alcançaremos maiores e melhores resultados”, declarou.
O secretário executivo Daniel Nepomuceno explicou que o Ministério do Turismo está estudando o mercado, alinhando iniciativas com os hubs de inovação, com a cadeia do turismo, com a academia e com todas as entidades governamentais brasileiras e mundiais. “Isso tudo para criar uma estratégia que garanta melhoria contínua em nossos processos, em alinhamento com as iniciativas do turismo mundial”, pontuou. “Isso vai gerar aumento da competitividade, redução de custos, maior capacidade para superar os desafios que surgem a cada momento, sempre utilizando toda a capacidade do Brasil e do brasileiro”, concluiu.
O diretor-geral da Wakalua, Lisandro Menu-Marque, destacou sua ligação com o Brasil e salientou a importância de se discutir, juntamente com o setor, essas duas causas: inovação e turismo. “Agora é hora do Brasil. Estamos levando o Wakalua Brasil e trabalhando com o Ministério do Turismo, entidades e startups para construir um ecossistema de inovação”, disse. “Muito me orgulha quando eu vejo a qualidade dos 10 finalistas do Desafio, e que vão ajudar a desenvolver o turismo no Brasil”, elogiou.
MTur