Entre nessa brincadeira e espalhe o bem-querer e ajude a quem precisa
por Alessandra Lontra
A maioria das famílias da região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, que antes vendiam seus artesanatos, legumes e verduras nas feiras, agora, devido à pandemia, estão sem renda.
Para ajudar essas comunidades rurais a passar pela pandemia, foi que a ONG AJENAI, baseada em Jenipapo de Minas, no Vale do Jequitinhonha (MG), encontrou, ao criar o Projeto “Versinhos de bem-querer”, onde os versinhos cantados são enviados por meio digital, uma maneira criativa de valorizar a cultura local e ainda obter renda para as famílias da região.
Esse Projeto faz parte da Economia da Emoção, que nada mais é do que o sentimento humano como foco dos negócios. A economia da emoção se pauta na capacidade de empatia profunda, de aplicar o conhecimento emocional e tocar as pessoas. Nas comunidades, existem várias “jogadoras” de versos, como são chamadas as pessoas que participam de cantorias, que têm um refrão entremeado de versos cantados. Essas cantorias são uma tradição em festas de celebrações de colheita, nos encontros, nas festas de nascimento, onde as pessoas se juntam para cantar rodas de versos.
O objetivo do Projeto é a criação de um fundo solidário, cuja arrecadação, será usado no auxílio às famílias mais vulneráveis, em caso de necessidade: compra de alimentos, de medicamentos, transporte de doentes etc., para que as comunidades possam enfrentar os próximos meses.
Ao comprar um versinho, a pessoa entra na brincadeira e contribui para espalhar a alegria e a beleza da cultura do Vale, e ainda contribui para a sustentabilidade das comunidades.
Como funciona:
- Você compra um versinho de bem-querer, pelo site do Projeto por apenas R$ 26,00 (CADA);
- O pagamento é feito pelo PagSeguro, no site do Projeto “Versinhos de bem-querer”, em total segurança, por cartão de crédito ou boleto;
- Após a confirmação do seu pagamento, uma pessoa do Projeto entrará em contato com o cliente no mesmo dia, solicitando as informações sobre o destinatário do verso;
- O prazo atual para o envio dos versinhos é de no máximo de 5 dias após o recebimento das informações sobre o destinatário;
- O versinho é enviado via WhatsApp e, assim, o cliente poderá enviá-lo para quem ele irá presentear, espalhando, assim, a cultura, a alegria e o bem-querer.
Confira o vídeo com Dona Mila e Jac são jogadoras de verso da comunidade de Tocoiós. São também tecelãs. Enquanto tecem, elas cantam e jogam verso:
Para conhecer o Projeto completo, basta acessar o site www.versinhos.com.br.