A iniciativa faz parte da construção do Inventário da demanda turística e busca mapear as atividades culturais locais e inseri-las nos projetos emergenciais desenvolvidos pela gestão municipal
A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Cultura (Secult), deu início ao recadastramento de agentes culturais e dos centros culturais da cidade.
A iniciativa busca inserir os dados coletados no Inventário Turístico que está sendo elaborado dentro do Plano de Retomada das atividades Turísticas e Culturais na cidade.
Por meio de um formulário disponível no site oficial da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), o agente cultural poderá enviar suas informações (nome, endereço, atividades, contato), que serão analisadas pela equipe responsável para posterior inserção no Inventário. Além de recadastrar os agentes já conhecidos pela PMC, a iniciativa também pretende alcançar novos centros e atividades culturais.
“Por meio do inventário, iremos realizar o mapeamento do movimento cultural. Só Através desse mapeamento, que teremos um diagnóstico do setor, para que seja possível auxilia-los na elaboração de projetos setoriais e participação de editais de fomento e aos recursos federais e ou estaduais que a cidade poderá receber, por meio das leis emergenciais que estão em tramitação nos governos. Estão sendo realizadas reuniões setoriais, para planejamento de ações e elaborações de projetos. A partir daí, serão estabelecidas consultorias e capacitações de acordo com cada demanda apresentada”, explicou o secretário Igobergh Bernardo.
O Projeto Inventário da Oferta Turística tem por objetivo fazer um mapeamento de setores, atividades, locais e produtos turísticos oferecidos pela cidade. Ele busca realizar um panorama situacional das potencialidades e infraestruturas municipais, gerando informações atualizadas e de fácil acesso que auxiliam a tomada de decisões e planejamento do turismo eficiente.
Estão envolvidos na elaboração do Inventário as Secretarias de Turismo (Setur), Cultura (Secult) e Meio Ambiente (Semapa), além de lideranças locais, trade turístico, instituições de ensino e outros órgãos.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secult: (83) 3250.3322.
Ascom PMC