O município histórico de Araruna, localizada no Curimataú Paraibano, ganhará em breve o Centro de Cultura que abrigará em sua estrutura o Museu “Pereira da Silva”, sala de videoconferência e o primeiro auditório municipal com capacidade para até 140 lugares, além de salas de oficinas para dança e outras atividades artísticas e culturais. Todo o complexo foi planejado visando à acessibilidade. A construção é localizada no histórico prédio do antigo Clube 14 de Julho, no Centro da cidade.
“O projeto está pronto e a Caixa Econômica Federal começou a analisar, após a autorização da CEF, encaminharemos de imediato o processo para a comissão de licitação. Esse Centro Cultural irá resgatar a história da cidade e do poeta Pereira da Silva. A obra é fruto de emenda parlamentar do Deputado Federal Aguinaldo Ribeiro e tem custo aproximado de R$ 336 mil. Estamos reconstruindo uma terra melhor para todos e cuidando da nossa gente”, disse Vital Costa.
Sobre Pereira da Silva
O poeta Antônio Joaquim Pereira da Silva, mais conhecido como “Pereira da Silva”, nasceu em Araruna (PB), em 1876 e faleceu em 1944, autor de sete livros de poesia, tendo sido o primeiro paraibano a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras em 1934. O autor também foi um jornalista e crítico literário que ocupou espaço na imprensa periódica carioca entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, num período de transformações no cenário histórico-cultural brasileiro, em que os jornais ainda eram o principal meio de circulação do escrito e de divulgação dos trabalhos literários no Brasil. Seu nome, também, foi retomado literariamente por críticos literários até meados dos anos de 1960, configurando a lista de autores simbolistas.
Imagens do Projeto do Centro Cultural de Araruna:
Ascom PMA