Com apoio do MTur, o renomado grupo marca duas décadas de atuação com apresentações inéditas e arrecadação solidária
Para celebrar os 20 anos de atividades, a Orquestra Ouro Preto está de volta ao palco, só que, desta vez, o contato com a plateia será virtual. Com o apoio do Ministério do Turismo, o concerto será realizado nesta sexta-feira (21.08), às 20h30, no Grande Teatro do Sesc Palladium, em Belo Horizonte (MG). O local estará fechado para o público que poderá acompanhar a apresentação no canal do grupo no Youtube.
Com o objetivo de garantir a segurança dos músicos e de toda a equipe de produção, a Orquestra contratou um médico infectologista que desenvolveu um protocolo específico para uma apresentação deste tipo, de acordo com as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS). O número de pessoas envolvidas no projeto foi reduzido; a disposição dos artistas no palco respeitará o distanciamento necessário; todos os profissionais terão a temperatura aferida; e haverá disponibilização de máscaras e frascos de álcool em gel.
A pedido do público, o repertório será uma mistura inusitada dos concertos que marcaram a história de excelência e versatilidade da Orquestra: o rock orquestrado dos Beatles, a beleza da musicalidade mineira de Fernando Brant e Milton Nascimento, os sucessos de Valencianas I e II, com o cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, os clássicos do cinema e muito mais.
O Maestro Rodrigo Toffolo ressalta que a comemoração dos 20 anos será um momento muito especial. “Vamos fazer um passeio pela nossa discografia. Será a primeira vez que vamos apresentar no mesmo concerto um repertório que abrange vários projetos da nossa trajetória de duas décadas. É uma live para celebrar e mostrar a versatilidade do nosso repertório”, comentou.
A live também tem o objetivo de unir música e solidariedade. De casa, o público poderá contribuir com o Mesa Brasil Sesc, um programa nacional de segurança alimentar e nutricional que distribui alimentos para famílias carentes, dedicado ao combate à fome e ao desperdício.
ORQUESTRA – Sob a regência e direção artística do Maestro Rodrigo Toffolo, o grupo se dedica à formação de diferentes públicos, com uma extensa programação nas principais salas de concerto e espaços diversos no Brasil e no mundo. Sob os signos da excelência e versatilidade atua também em projetos sociais e educacionais que vão muito além da música, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto.
Premiado nacionalmente, o grupo comemora 20 anos de uma trajetória com onze trabalhos registrados em CD, sete DVDs. Foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2015, na categoria “Melhor Álbum de MPB”, e indicada ao Grammy Latino 2007, como “Melhor Disco Instrumental”, por Latinidade. Os discos “Latinidade – Música para as Américas”, “Antônio Vivaldi – Concerto para Cordas” e “The Little Prince”, versão em inglês do tributo prestado pela Orquestra à literatura de Saint-Exuperry, tem distribuição mundial pela gravadora Naxos, a mais importante do mundo dedicada à música de concerto.
MTur