Ministro Gilson Machado Neto prestigiou o encontro, que teve como objetivo reforçar as ações e programas da Pasta e discutir a recuperação do setor
Secretários e dirigentes de Turismo de 53 municípios brasileiros estiveram reunidos nesta segunda-feira (31.05) no Ministério do Turismo, em Brasília (DF). O encontro teve o objetivo de apresentar aos gestores projetos em execução pelo MTur, a fim de garantir a transparência das ações realizadas pela Pasta, esclarecer dúvidas sobre programas e discutir ações de recuperação do setor.
Durante todo o dia, técnicos do Ministério apresentaram e reforçaram a importância de iniciativas do órgão, como o Cadastur, o Selo Turismo Responsável, além de medidas para o ordenamento territorial e estruturação de parcerias e concessões para o turismo brasileiro. Trataram também de projetos de desenvolvimento dos turismos gastronômico, rural e de natureza, grandes apostas do cenário pós-pandemia.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, prestigiou o encontro e frisou que o Brasil será muito procurado quando a pandemia terminar. “O mundo vai querer o que o Brasil tem. Nós não temos uma sinalização, temos uma certeza: no período pós-pandemia um dos melhores negócios do Brasil será o turismo, e o nosso país vai, sim, ser colocado onde merece”, disse.
Em sua fala, Machado Neto destacou ainda que é possível manter em funcionamento as atividades turísticas de forma segura a partir da adoção de medidas de prevenção. “Nós temos os protocolos de segurança, o Selo Turismo Responsável, que se bem utilizado pode sim garantir a segurança de turistas e trabalhadores”, concluiu.
EVENTO – Os gestores do setor presentes em Brasília fazem parte da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur). Eles estão na capital federal para o I Encontro de Secretários Municipais de Turismo, realizado entre os dias (31) de maio e (2) de junho. Na agenda desta terça-feira, os dirigentes devem se reunir com o presidente da Embratur, Carlos Brito.
MTur