Carregando...
NotíciasTurismo

Ministério do Turismo lança campanha “Turismo em Natureza”

Ministro Gilson Machado Neto durante lançamento da Campanha, no Parque Estadual do Cantão (TO). Crédito: Ubirajara Machado/MTur/Divulgação

Ação visa colocar o segmento em evidência no país e retratar a importância do turismo responsável e seguro

O Ministério do Turismo lançou, nesta quarta-feira (14.07), no Parque Estadual do Cantão, em Caseara (TO), a campanha promocional “Turismo de Natureza”, que busca reposicionar o país no segmento. Com o slogan “Viaje pelo Brasil. Gigante pela própria natureza”, as peças publicitárias terão como foco a experiência do viajante e retratarão a importância de se praticar um turismo consciente, sustentável e seguro neste momento de retomada. Todo o material, que inclui cards, vídeos, entre outros, poderá ser conferido em mídias digitais, sites do trade turístico e na TV aberta.

A escolha do Cantão para o lançamento da campanha foi um pedido do ministro Gilson Machado Neto, que destacou o local como um dos destinos pouco conhecidos pelos turistas, mas que possui um potencial gigantesco para o turismo. O Parque Estadual do Cantão, que completa 23 anos nesta quarta-feira, é uma unidade de conservação de proteção integral que faz parte do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC) do governo do estado do Tocantins. Tem uma área definida de aproximadamente 90 mil hectares, com cerca de 800 lagos.

Durante o lançamento, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou que a campanha deve proporcionar maior visibilidade a destinos pouco conhecidos pelos brasileiros. “Nada se compara ao Brasil quando falamos em recursos naturais. Estamos entre os maiores no segmento em um ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial e somos o único no mundo com seis biomas: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Temos atrativos ainda pouco conhecidos que podem ser visitados agora pelos cerca de 11 milhões de brasileiros, que antes viajavam para o exterior, e que agora têm a oportunidade de conhecer melhor o nosso país”, disse.

Esta campanha é mais uma das ações que o Ministério do Turismo vem realizando para promover um turismo mais sustentável e inclusivo no país. As ações passam também pela concessão dos parques nacionais e implementação da RedeTrilhas, iniciativas conjuntas com o Ministério do Meio Ambiente, que garantirão infraestrutura adequada para a visitação turística, de forma sustentável, já que os investimentos e as ações provenientes destas medidas aprimorarão a conservação das unidades do país.

O turismo de natureza vem despontando no país. Pesquisas apontam um crescimento na busca por destinos deste segmento e por atividades ao ar livre. Levantamento da Booking.com mostra, por exemplo, que 9 em cada 10 viajantes brasileiros passaram a buscar destinos mais tranquilos e mais afastados, o que reforça a ideia do turismo em natureza.

Neste mês, o Ministério do Turismo já havia lançado uma radiografia do Turismo Náutico no país, destacando a forte vocação do Brasil para o desenvolvimento e consolidação de atividades praticadas em água, que também possibilitam o contato com a natureza. Sobretudo, devido aos 8.500 quilômetros de litoral, 35 mil quilômetros de rios e canais navegáveis e mais 9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas, além de um clima propício ao esporte e ao lazer náutico.

DADOS DO BRASIL – O Turismo de Natureza foi responsável por motivar a viagem de 18,6% dos turistas internacionais, em 2019, registrando o maior índice dos últimos cinco anos. No mesmo ano, o IBGE apontou que cerca de 1,5 milhão de turistas brasileiros viajaram dentro do país motivados pela aventura e natureza, o que representa 26% das viagens realizadas a lazer. Entre os destinos mais procurados, atualmente, para Turismo em Natureza estão: Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Angra dos Reis (RJ) e Florianópolis (SC).

MTur

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *