Objetivo foi mobilizar aceleradoras e incubadoras a desenharem estratégias para atrair, selecionar e acompanhar a estruturação de negócios de impacto social no seu portfólio
A Iacoc (Incubadora de Agronegócios das Cooperativas, Organizações Comunitárias, Associações e Assentamentos Rurais do Semiárido da Paraíba) foi uma das vencedoras do 5º Desafio do Programa de Incubação e Aceleração de Impacto realizado pela Anprotec, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e Sebrae. O resultado foi divulgado nessa quarta-feira (22). Cada instituição receberá como prêmio a participação – de um membro de sua organização – no Fórum de Investimentos e Negócios de Impacto. O edital também prevê uma inscrição – também para um membro da organização – na Conferência Anprotec 2021. A Iacoc é parceira do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
A Iacoc é uma incubadora de agronegócios que tem por objetivo oferecer suporte para alavancar o potencial e promover empreendimentos de sucesso no meio rural do Semiárido da Paraíba. De modalidade virtual, apoia os empreendimentos à distância, estimulando a agregação de valor na agricultura familiar da região.
O trabalho realizado pela incubadora levou mais de seis meses. As representantes da Iacoc que participaram do Desafio, Mônica Tejo, e a gerente da Iacoc, Jayuri Susy Fernandes, comemoram a conquista.
“Gratidão é a palavra que nos define neste momento tão importante para a Iacoc”, diz Mônica. “Gratidão aos incubados, graduados, mentores, parceiros, apoiadores, voluntários, enfim, a todos que nos ajudam todos os dias neste sonho de transformar pessoas e negócios no nosso semiárido”.
Para Jayuri, o sentimento de conquista, carinho e admiração pela causa prevalecem. “Ter participado do Programa de Incubação e Aceleração de Impacto nos trouxe novos olhares e aprendizados”, afirma. “Podemos enxergar o importante papel da Iacoc para fomentar negócios de impacto do agronegócio no Semiárido de forma mais abrangente e com resultados cada vez melhores”.
Desafio
O Programa de Incubação e Aceleração de Impacto é uma parceria entre Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Inovação em Cidadania Empresarial (ICE) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o objetivo de mobilizar aceleradoras e incubadoras a desenharem estratégias para atrair, selecionar e acompanhar a estruturação de negócios de impacto social no seu portfólio. Mais de 40 incubadoras e 2800 empresas de 17 estados já concluíram o programa, resultando em investimentos diretos e indiretos de R$ 430 milhões.
Ascom MCTI » Com informações do Insa