Ações do Programa irão beneficiar todas as regiões turísticas do Estado
O Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, lança o “Programa Mais Turismo 2020”, nesta terça-feira, (10) de março, as 09h, no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO), com as presenças do Governador Ronaldo Caiado e de várias outras autoridades, empresários e integrantes do trade turístico
O objetivo do “Programa Mais Turismo 2020” é fomentar o turismo no Estado, por meio do apoio as 10 regiões turísticas de Goiás e seus 79 municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro, com ações voltadas para o desenvolvimento dos setores público e privado do turismo.
No Programa, que será implementado pela Goiás Turismo, estão previstas 16 ações para serem efetivadas ainda neste primeiro semestre. Dentre as ações estão: viabilizar o Cred Turismo, em parceria com a Goiás Fomento; ações sociais, em parceria com o Ministério Público do Trabalho; Líder Turismo, uma ação conjunta com o Sebrae (GO); Rotas Gastronômicas; Prêmio Estadual de Turismo; estudo de viabilidade do Trem Turístico; Rotas das Cavalhadas; Concurso Fotográfico e de Jornalismo; Expedição Sertões e fortalecimento do Observatório do Turismo de Goiás. O programa também contempla investimentos nos destinos, por meio de emendas parlamentares; aplicação de recursos do Ministério do Turismo no Caminho de Cora Coralina; promoção do Turismo; encontros regionais de qualificação e Temporada Férias Araguaia.
O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, afirma que a autarquia tem se pautado pela transparência e o objetivo é divulgar com clareza os projetos “para que todos os interessados, como empresários, trade turístico e profissionais da área, tenham a oportunidade de participar das ações do Estado”. “Fabrício Amaral acrescentou ainda que a ideia é trabalhar uma vertente de regionalismo e vários pilares como empreendedorismo, qualificação, infraestrutura, promoção e posicionamento de mercado.”
SERVIÇO
Evento: Lançamento do Programa Mais Turismo 2020
Data: 10 de março de 2020 (terça-feira)
Horário: 9h
Local: Auditório Mauro Borges, Palácio Pedro Ludovico Teixeira – Centro de Goiânia
AÇÕES DO PROGRAMA MAIS TURISMO 2020
1 – CRED TURISMO
Público-alvo: 79 municípios – 10 Regiões Turísticas – Mapa do Turismo Brasileiro
Objetivo prioritário: desenvolver o setor produtivo do Turismo no Estado de Goiás
Detalhamento da Ação: oferta de linhas de crédito, através da Goiás Fomento, para Capital Fixo, Aquisição de Bens e Giro Puro às micro e pequenas empresas do setor turístico.
Quando: março/2020
Investimento: 15 milhões de reais
2 – ROTAS GASTRONÔMICAS
Público-alvo: 79 municípios – 10 Regiões Turísticas – Mapa do Turismo Brasileiro
Objetivo prioritário: valores elencados pelo Programa de Gastronomia da Goiás Turismo, como empreendedorismo, regionalismo, sustentabilidade ambiental e social.
Detalhamento da Ação: portaria a ser lançada com critérios definidos sobre a participação e apoio financeiro da Goiás Turismo para o regionalismo.
Quando: março/2020
Investimento: R$ 1 milhão
3 – TREM TURÍSTICO – ESTUDO DE VIABILIDADE
Público-alvo: 12 municípios da Região da Estrada de Ferro: Caldazinha, Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Silvânia, Vianópolis, Orizona, Pires do Rio, Santa Cruz, Urutaí, Ipameri, Goiandira, Catalão.
Objetivo prioritário: apoiar o consórcio de municípios através da licitação para um estudo de viabilidade técnico-econômico-turística do projeto.
Detalhamento da Ação: projeto de um trem turístico ligando o eixo ferroviário de aproximadamente 300 km entre as cidades que fazem parte do estudo
Quando: março/2020
Investimento: R$ 100 mil
4 – PRÊMIO ESTADUAL DE TURISMO
Público-alvo: 79 municípios – 10 Regiões Turísticas – Mapa do Turismo Brasileiro
Objetivo prioritário: identificar, reconhecer, premiar e disseminar iniciativas, práticas inovadoras e casos de sucesso relacionados aos setores público , privado e ao terceiro setor no turismo goiano.
Detalhamento da Ação: elaborar portaria que define categorias, comissão apuradora, regras e cronograma do prêmio, que concede reconhecimento público da Goiás Turismo aos melhores do turismo goiano.
Quando: março/2020
Entrega: troféus, certificados e selos – dezembro de 2020.
5 – ENCONTROS REGIONAIS DE QUALIFICAÇÃO
Público-alvo: 79 municípios – 10 Regiões Turísticas – Mapa do Turismo Brasileiro
Objetivo prioritário: capacitar gestores públicos, empresários, trabalhadores e a população das áreas turísticas para a importância da inovação e cooperação no turismo, visando um maior nível de eficiência na prestação de serviços turísticos e aumento da oferta de produtos .
Quando: início do 2º semestre de 2020
Investimento: R$ 200 mil
6 – CONCURSO FOTOGRÁFICO E DE MATÉRIAS JORNALÍSTICAS
Público-alvo: 79 municípios – 10 Regiões Turísticas – Mapa do Turismo Brasileiro
Objetivo prioritário: concurso para a população goiana e profissionais de comunicação, visando fortalecer a identidade com o Estado, por meio do registro dos pontos turísticos dos 79 municípios que compõem o Mapa do Turismo de Goiás, com intuito de se criar um banco de imagens com fotografias e matérias jornalísticas, pertinentes à cultura, lazer, gastronomia e natureza;
Quando: março/2020;
Investimento: valores a definir.
7 – LÍDER TURISMO (GOIÁS TURISMO E SEBRAE – GO)
Público-alvo: 79 municípios – 10 Regiões Turísticas – Mapa do Turismo Brasileiro
Objetivo prioritário: fortalecer a governança privada através de uma rede de cooperação e integração formada por empresários, entidades setoriais e diversos atores da cadeia produtiva do turismo gerando experiências e vivências técnicas ao criar um ambiente de acesso à cultura empreendedora.
Quando: março/2020
Investimento: R$ 500 mil
8 – EXPEDIÇÃO SERTÕES
Público-alvo: 16 municípios – Região Turística Pegadas no Cerrado: Mineiros, Jataí, Rio Verde, Chapadão do Céu, Caiapônia, Piranhas, Serranópolis, Santa Rita do Araguaia, Paraúna, Jandaia, Bom Jardim de Goiás, Aurilândia, Turvelândia, Maurilândia, Perolândia e Portelândia.
Objetivo prioritário: parceria com a empresa “Sertões” para promover a Região Turística Pegadas no Cerrado e seus atrativos, como o Parque Nacional das Emas (Patrimônio Natural Mundial), as cachoeiras de Caiapônia, as vinícolas de Paraúna e a riqueza do campo em Rio Verde.
Quando: abril/2020
Entrega: Experiências e vivências com aventura por um Brasil ainda pouco conhecido. Turistas vão viajar por lugares ainda pouco explorados e repletos de belezas naturais pelo interior do Estado de Goiás, com grupo de amigos e familiares. Eles comprarão o pacote e seguirão por 12 picapes plotadas com a parceria entre Goiás Turismo e a Sertões.
9 – EMENDAS PARLAMENTARES PARA O TURISMO
Público-alvo: Parque Estadual de Terra Ronca (São Domingos), Trindade, Caiapônia, Rio Quente, Alto Paraíso) e Caminho de Cora Coralina;
Objetivo prioritário: investimento via emendas parlamentares federais, visando a infraestrutura turística destes destinos
Quando: segundo semestre de 2020;
Investimento: R$ 7.194.000.000
10 – AÇÃO COM MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
Público-alvo: 79 municípios – 10 Regiões Turísticas – Mapa do Turismo Brasileiro
Objetivo prioritário: apoio ao Projeto “Mais um Sem Dor”, do Ministério Público do Trabalho, que objetiva viabilizar a inserção das pessoas em grau de vulnerabilidade no mercado de trabalho. Goiás Turismo será parceira nas ações como: “Escola móvel de Cozinha” e “No olho da rua”
Quando: ações em 2019 e lançamento oficial dia 11.03.2020, na Casa do Turismo;
11 – TEMPORADA FÉRIAS ARAGUAIA 2020
Público-alvo: Região do Vale do Araguaia (Aragarças, Aruanã, Nova Crixás, Britânia, São Miguel do Araguaia);
Objetivo prioritário: apoio institucional do Governo do Estado de Goiás, através da Goiás Turismo (SIC), Corpo de Bombeiros Militar, Saneago, Semad (e outros), visando a execução de ações ligadas ao descarte correto de resíduos, segurança dos turistas, promoção do destino, qualificação de empresários e população local, educação ambiental, etc.
Quando: julho de 2020
Investimento: valores a definir
12 – CAMINHO DE CORA CORALINA
Público-alvo: cidade de Goiás, Itaberaí, Itaguari, Jaraguá, São Francisco de Goiás, Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás (Região Turística do Ouro e Cristais);
Objetivo prioritário: aprimorar a infraestrutura do Caminho de Cora Coralina para melhorar a experiência do turista; trabalhar o encadeamento produtivo dos empreendedores; qualificar os profissionais (guias, condutores, empresários etc); trabalhar a segurança dos turistas através da da polícia turística
Quando: segundo semestre de 2020;
Investimento: R$ 1.390.000.000
*projeto básico realizado pela SIC
13 – ROTA DAS CAVALHADAS
Público-alvo: Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Pilar de Goiás, Santa Cruz de Goiás, Crixás, Santa Terezinha de Goiás, São Francisco de Goiás, Posse, Jaraguá, Hidrolina, Palmeiras de Goiás.
Objetivo prioritário: apoio institucional do Governo do Estado de Goiás, através da Goiás Turismo, SECULT e IPHAN – GO, visando promover a luta entre mouros e cristãos há mais de 200 anos como manifestação cultural do Estado de Goiás, além de buscar o tombamento como patrimônio imaterial brasileiro.
Quando: maio de 2020
Investimento: valores a definir
14 – FORTALECIMENTO DO OBSERVATÓRIO DO TURISMO
Público-alvo: 79 municípios – 10 Regiões Turísticas – Mapa do Turismo Brasileiro
Objetivo prioritário: realizar pesquisas por todo o estado de Goiás, no sentido de contribuir com dados para melhorar o planejamento, gestão e controle dos destinos turísticos. Nessa coordenação são realizadas: pesquisa de campo (dados primários); pesquisas de dados secundários; pesquisa de perfil e satisfação do turista; demanda e oferta turística; censo hoteleiro; inventariação turística; estudos estatísticos; planejamento estratégico e plano de ação para o desenvolvimento do turismo nos municípios.
Detalhamento da Ação: fortalecimento da equipe com nomeação de economista, estatístico, turismólogo e outros. Estruturação com equipamentos de tecnologia para pesquisas.
Quando: 2020
Investimento: R$ 813 mil
15 – PROMOÇÃO TURÍSTICA
Público-alvo: 79 municípios – 10 Regiões Turísticas – Mapa do Turismo Brasileiro
Objetivo prioritário: fortalecer a imagem dos produtos turísticos das Regiões Turísticas e municípios do Estado de Goiás por meio de impressos gráficos e conteúdo digital para participação em feiras locais e nacionais. Divulgar os destinos goianos de forma conceitual e processual, com coerência.
Quando: segundo semestre de 2020;
Investimento: R$ 800 mil
16- ENTREGA DA CASA DO TURISMO
Público-alvo: Turistas, empresários e população em geral
Objetivo prioritário: entrega da estrutura física e de serviços do prédio – antiga Central de Medicamentos Juarez Barbosa – anexo à Goiás Turismo, que foi planejada para funcionar como espaço multidisciplinar, agregando unidades administrativas da autarquia, auditórios para qualificação de gestores públicos e empresários, bem como atividades afins, como cooperativa do artesanato goiano e o Centro de Atendimento ao Turista, que possam promover o turismo de Goiás. Dessa forma, a conclusão e funcionabilidade do prédio são imprescindíveis para permitir o uso do espaço, além de contribuir para a revitalização do centro de Goiânia, com atividades culturais e de lazer na rua 30.
Quando: segundo semestre de 2020
Investimento: R$ 396.319,00
*Verba descentralizada da SIC
Alessandra Lontra * Com informações da Ascom Goiás Turismo