A Prefeitura Municipal de Garibaldi (RS), por meio da Secretaria de Turismo e Cultura realizou na manhã desta quarta-feira, (1º) de julho, a segunda live intitulada ‘Garibaldi, um brinde a você!’. Com a participação do Prefeito Antonio Cettolin, do secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, da Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Garibaldi, Mariana Milani e da Consultora e Turismóloga, Ivane Fávero, a live teve como tema principal a apresentação do Plano de Recuperação Emergencial do Turismo e da Cultura e o Lançamento do Selo Empreendimento Limpo e Seguro de Garibaldi.
O Plano Estratégico de Retomada foi elaborado a partir de muitas reuniões virtuais, da Secretaria de Turismo e Cultura, com integrantes do Comtur, entidades, empreendedores do trade turístico, com a participação da Consultora Ivane Fávero. O foco principal deste plano de retomada é movimentar a cadeia do turismo e da cultura, neste momento que estamos vivendo, de pandemia, para apoiar principalmente os empreendedores locais.
A Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Garibaldi, Mariana Milani, destacou em sua fala sobre a atuação do Comtur, principalmente neste momento de pandemia, em que o turismo foi seriamente atingido. Foram formados dois grupos de trabalho, um focado no marketing e divulgação do destino turístico e outro voltado para a reestruturação dos produtos turísticos e da forma de atendimento aos protocolos exigidos para enfrentamento a pandemia. “O turismo gera qualidade pra gente que mora aqui, quem passa pelo município tem a oportunidade de ver o que temos todos os dias”, concluiu.
A Consultora e Turismóloga, Ivane Fávero, salientou sobre o trabalho inicial da consultoria e o quanto tudo se alterou a partir das mudanças provocadas pela pandemia. “Estamos vivendo momentos difíceis, em que todas as fronteiras foram fechadas, vôos cancelados, hotéis e restaurantes fechados, guias parados, o turismo parou, por meses. O plano de retomada estimulou o trabalho em equipe, o fortalecimento do destino turístico Garibaldi, seguro, para visitantes e visitados, sustentável, saudável e solidário”, completou Ivane.
O secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, reforça o sentimento de cooperação e de fortalecimento do destino, com ações proativas, que possam fazer a cadeia do turismo e da cultura retomar seus movimentos em nosso município.
O prefeito Antonio Cettolin, enfatizou a importância de realizar ações de formas coletivas e solidárias, em que entidades, sindicados, conselhos e organizações trabalham conjuntamente para amenizar a situação que estamos vivenciando. “Temos um município com a situação da pandemia controlada, seguro para os turistas, com todos os protocolos necessários sendo obedecidos”, finalizou.
Os empreendimentos interessados em receber o Selo ‘Empreendimento Limpo e Seguro de Garibaldi’ devem solicitar junto a Secretaria de Turismo e Cultura, pelo e-mail melina.casagrande@garibaldi.rs.gov.br, informações também podem ser obtidas pelo telefone (54) 3462.8237.
A live foi transmitida na página oficial da Secretaria de Turismo e Cultura no Facebook e está disponível para visualização em https://fb.com/garibalditurismo. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Turismo e Cultura, com o apoio do Comtur – Conselho Municipal de Turismo.
Ascom PMG/Setur Garibaldi