Carregando...
NotíciasTurismo

Fórum de Turismo Vale dos Sertões é a 4ª Região Turística da Paraíba a se formalizar

Formalizar a instância de governança (Fórum) é o sonho de todas as regiões turísticas que fazem parte do Mapa do Turismo brasileiro

O trabalho de mobilização e sensibilização da equipe técnica da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado (SETDE), juntamente com a presidente do Fórum de Turismo Vale dos Sertões, Regina Amorim, que no Fórum, representa a Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia (Santura), começou em maio de 2020, onde foram traçada as primeiras estratégias de mobilização e sensibilização dos atores para comporem o Fórum.

Apesar de 2020 ter sido um ano muito difícil para o setor do Turismo, os trabalhos para formalizar o Fórum de Turismo Vale dos Sertões não parou. Pelo contrário, se intensificou por meio de reuniões online.

Cicloturismo, no Alto Sertão da Paraíba – Foto: Jcomp/Divulgação

As reuniões do Fórum vem sendo realizadas desde julho de 2020, praticamente toda semana, e só parou em dezembro, para as festividades de fim de ano. Durante as reuniões foram discutidas a fundamental participação ativa da iniciativa privada, foi aprovado o estatuto, que foi elaborado pela equipe técnica da SETDE, eleição definitiva da presidência do Fórum, uma vez que Regina Amorim está na presidência interinamente, formação de diretoria e a criação de um produto turístico.

Agora com a formalização (CNPJ), as reuniões seguirão, para concluir a formatação do primeiro produto do Fórum, que será a “Rota de Cicloturismo do Vale dos Sertões”.

O objetivo do turismo é desenvolver produtos e destinos, para qualificá-los, e com isso, trazer transformação econômica e social para uma região. Foi dentro dessa perspectiva, que durante as reuniões do Fórum, foi identificado que os municípios integrantes tinham o ciclismo como um ponto em comum e assim, foi unanime que o Fórum deveria apostar num produto de Cicloturismo na região.

Para que todos pudessem conhecer o potencial que o Cicloturismo tem, a presidente do Fórum, Regina Amorim articulou e realizou o 1º Seminário sobre as “Melhores Experiências de Cicloturismo e Rotas de Ciclismo do Brasil”, em de outubro de 2020, onde foi apresentado aos integrantes do Fórum e convidados, as melhores experiências das Rotas de Santa Catarina, de Minas Gerais, de Goiás e de São Paulo.

O objetivo do Seminário foi estimular a prática de pedalar, promover troca de experiências e integração entre os cicloturistas, atletas profissionais e amadores, para a formatação da Rota de Ciclismo do Fórum de Turismo do Vale dos Sertões.

O Seminário foi de grande importância para o Fórum porque deu um norte aos integrantes, para que os municípios do Vale dos Sertões possam formatar sua Rota de Cicloturismo com a qualidade, a segurança e as parcerias necessárias para o sucesso do produto.

Segundo a interlocutora estadual e representante do Nordeste do Programa de Regionalização do Turismo, Alessandra Lontra, o Estado da Paraíba possuí 11 Regiões Turísticas que fazem parte do Mapa do Turismo da Paraíba e consequentemente do Mapa do Turismo brasileiro. Essa é a 4ª região turística a se formalizar. “Formalizar uma Instância de governança, significa dar mais autonomia política, administrativa e financeira para a entidade”.

“O desafio do Fórum é fazer com que a iniciativa privada participe mais ativamente do processo e seja protagonista, uma vez que o Turismo é uma atividade eminentemente privada. A população dos municípios que compõem a região turística, também tem que ser envolvida. Uma cidade só será boa para o turista, quando ela for boa para quem mora nela”, complementou Lontra.

Regina Amorim – Foto: Arquivo pessoal

Segundo a presidente do Fórum, Regina Amorim, “o Fórum de Turismo Vale dos Sertões agora com seu CNPJ, representa uma pessoa jurídica, com propósitos, missão e visão de desenvolvimento territorial sustentável”.

“Agora temos legitimidade para firmar convênios e parcerias, apresentar projetos para o desenvolvimento do turismo da região Vale dos Sertões, seja por meio de editais, de emendas parlamentares ou de patrocínios, acrescentou Regina Amorim.

“Nosso próximo passo será abrir a conta bancária da pessoa jurídica e elaborar o Plano de Ações para 2021 e em seguida, iniciar as parcerias de sucesso para implantar a Rota de Ciclismo do Vale dos Sertões”, concluiu Regina.

Sobre o Fórum de Turismo Vale dos Sertões

O Fórum de Turismo Vale dos Sertões, segue as Diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo e tem como objetivo, trabalhar a estruturação, a gestão e a promoção da região turística, incentivando o desenvolvimento do turismo de forma ordenada, sustentável e responsável. A gestão do Fórum dever ser exercida de forma compartilhada e descentralizada junto com os atores do poder público, do setor privado, do terceiro setor e com as comunidades

Nove municípios compõem a região turística Fórum de Turismo Vale dos Sertões. São eles: Água Branca, Ibiara, Maturéia, Princesa Isabel, Pombal, Pedra Branca; Santa Luzia, Santana dos Garrotes e São Bento.

Alessandra Lontra

 

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *