Carregando...
CulturaNotícias

Cultura está de luto com morte do cantor baiano Moraes Moreira

Morre o cantor e compositor Moraes Moreira - Foto: Divulgação

O artista faleceu aos 72 anos, em sua casa no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro

Antônio Carlos Moraes Pires, cantor e compositor baiano, mais conhecido como Moraes Moreira, morreu na manhã desta segunda-feira (13), no Rio de Janeiro, aos 72 anos. A informação foi confirmada pela assessoria do artista

De acordo com familiares, ele morreu dormindo na sua casa da Gávea, no Rio de Janeiro, mas ainda não se sabe o que teria causado a morte.  “Ele estava bem, ninguém sabe as causas”, informou um familiar do cantor.

Moraes Moreira 

Foi um dos mais importantes artistas da música brasileira, ex-integrante do grupo Novos Baianos, que tinha em sua formação original Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão. Moraes Moreira foi o autor de “Sintonia” e “Pombo Correio”.  O cantor nasceu em Ituaçu (BA), em 8 de julho de 1947, e deixa uma história de muitos sucessos e atuação fundamental também no Carnaval de Salvador, onde é considerado o primeiro cantor de trio-elétrico. Moraes Moreira começou tocando sanfona de doze baixos em festas de São João em Ituaçu. Na adolescência aprendeu a tocar violão, enquanto fazia curso de ciências em Caculé, Bahia. Mudou-se para Salvador e lá conheceu Tom Zé. Nos Novos Baianos, Moreira ficou entre 1969 e 1975, antes de se lançar em carreira solo. O músico tem 40 discos gravados, entre Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar e ainda dois discos em parceria com o guitarrista Pepeu Gomes.

Sempre ativo, Moraes estreou recentemente o show “Elogio à Inveja”, onde interpretava canções que gostaria de ter feito, a exemplo de “Quem Há de Dizer”, de Lupicínio Rodrigues. Em meados de março, em pleno confinamento para evitar a pandemia, ele fez ainda um cordel de esconjuro ao coronavírus: “Eu temo o coronavírus / E zelo por minha vida / Mas tenho medo de tiros / Também de bala perdida, / A nossa fé é a vacina / O professor que me ensina / É a minha própria lida”, inicia.

 

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *