Recomendações da Miná Advocaria podem ser aplicadas em pequenos, médios e grandes negócios com o objetivo de reduzir os efeitos da crise
As empresas desempenham responsabilidades diante dos colaboradores e da sociedade, sendo protagonistas da economia e do mundo dos negócios. Diante do cenário da pandemia do novo coronavírus, pequenas, médias e grandes empresas estão expostas a diversos riscos estratégicos e operacionais. Buscando reduzir os impactos da crise no ecossistema empresarial, a Miná Advocacia, escritório especializado em Advocacia Empresarial que atua na região Nordeste há aproximadamente 15 anos, dá dicas de ações positivas para que os desafios sejam enfrentados com reflexão, sabedoria, cautela e resiliência.
Para o advogado Vladimir Miná, especialista em Direito Empresarial e Imobiliário, neste momento, as empresas devem apresentar à sociedade as medidas que estão sendo implantadas no enfrentamento da pandemia para poder também incentivar outras pessoas. “A criação de uma equipe para tomadas de decisões de emergência, ou comitê de crise por exemplo, é uma ação importantíssima que pode ser feita com o próprio time ou outros profissionais externos que possam colaborar, sempre dividindo os trabalhos para evitar a sobrecarga de alguns setores”, explica.
O profissional reforça também a importância de ter um ambiente de trabalho saudável e preservar o estado físico e mental dos trabalhadores. “Mesmo diante da situação, é necessário ter cautela e consciência de que a equipe é fundamental para que o trabalho continue firme. Por isso, prezar pelo conforto e saúde mental dos colaboradores é uma ação indispensável, além de ter uma comunicação clara, direta e transparente com todos que tenham relação direta ou indireta com a empresa”, ressalta Vladimir.
Para empresas que adotaram o trabalho home office, é importante a utilização de sistemas confiáveis para serem utilizados remotamente pelos profissionais. “Desta forma, não haverá riscos para a empresa, permitindo a confidencialidade dos dados e informações que transitarão pelas redes com níveis de proteção para informações e dados sensíveis”, explica o advogado.
Outra iniciativa importante é a análise do risco relacionado à entrega do produto ou serviço oferecido. “É imprescindível adotar estratégias para conseguir manter o relacionamento mesmo se não houver possibilidade de cumprir o contrato no prazo acertado, por exemplo, e ter respostas para interrupções ou impossibilidade de realizar a entrega desses serviços”, explica. Segundo ele, mesmo com todo o planejamento de estratégias, ações emergenciais para possíveis contratempos devem ser considerados, além de uma política permanente de gestão de risco. “Poucas empresas possuem a filosofia de implementação dessas políticas de forma permanente na empresa, o que as impede, por exemplo, de fazer testes prévios. Com isso, nada como uma crise, para fazer a empresa se reinventar e adotar para o agora, o que era planejamento de anos à frente”, destaca.
A Miná Advocacia fica localizada no Empresarial Massai, na Av. Monteiro da Franca, 1092 – Sala 05, em Manaíra. O escritório funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. O telefone para contato é o (83) 3221-0634. No instagram, @mina_advocacia .
Assessoria