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Tecnologia

Apenas 42% dos usuários de aplicativos de turismo realizam transações no primeiro mês de inscrição

Aplicativos de viagens - Foto: Divulgação

Informação é de um estudo exclusivo sobre o setor produzido pela CleverTap, plataforma de retenção e engajamento de usuários

CleverTap, plataforma de retenção e engajamento para marcas que priorizam seus aplicativos móveis, acaba de divulgar seu relatório de referência para o setor de turismo. De acordo com o estudo, 80% dos usuários de aplicativos de viagens que se inscrevem o fazem em 31 segundos, enquanto apenas 42% fazem uma transação no primeiro mês

De acordo com a marca, a taxa de conversão é significativamente menor se olharmos para os números dos aplicativos fintech (95%) e foodtech (65%). Isso acontece porque os usuários não diferem os aplicativos de viagem da interação com os antigos agentes. Em outras palavras, embora eles possam se inscrever prontamente em um aplicativo, o processo de fazer uma transação pode acarretar as mesmas reservas do modo tradicional. Superar esse desafio exige que os profissionais do setor coloquem ênfase especial em suas estratégias de retenção, indo além e fornecendo valor significativo aos clientes.

“Hoje, com mais de um bilhão de usuários de aplicativos de viagens, as marcas devem enfatizar a retenção mais do que nunca. Às vezes, um leve empurrão aqui ou um pequeno lembrete ali podem ser suficientes para fazer com que os usuários concluam transações não realizadas ou voltem a se envolver com o aplicativo. Entretanto, para maximizar o valor da vida útil do cliente a longo prazo, os profissionais de marketing precisam ser ágeis e identificar pontos fracos nas métricas do aplicativo de forma proativa”, explica Jacob Joseph, Vice Presidente de Ciência de Dados da CleverTap.

Para produzir o relatório, a CleverTap analisou 17,9 bilhões de notificações push, 3,8 bilhões de e-mails, 919,1 milhões de mensagens no aplicativo e um total de 64,17 milhões de usuários ativos mensais (MAUs). As descobertas refletem dados coletados na Ásia-Pacífico, Europa, Índia, América Latina, Oriente Médio e América do Norte. Confira mais insights do relatório:

  • Taxa de instalação para inscrição: 1 em cada 4 usuários que instalam aplicativos de viagem (28%) acabam se inscrevendo na primeira semana.
  • Tempo médio de inscrição: 80% dos usuários que se inscrevem, o fazem em até 31 segundos após iniciar o aplicativo pela primeira vez.
  • Taxa de inscrição para conversão: 42% dos usuários recém-inscritos fazem uma transação no primeiro mês.
  • Tempo médio para converter: 36% dos usuários recém-inscritos passam da integração para um engajamento mais profundo no funil dentro de uma semana após a integração.
  • Frequência da sessão: em média, os usuários de aplicativos de viagem iniciam seu aplicativo cerca de 12 vezes por mês.
  • Taxa média de retenção na primeira semana: 13% dos usuários recém-inscritos fazem transações repetidas na primeira semana.
  • Taxa média de cliques para notificações push: Em média, 5,29% dos usuários do Android e 3,97% dos usuários do iOS clicam e interagem com as notificações push.
  • Taxa média de cliques para notificações no aplicativo: A taxa de cliques para notificações de viagens no aplicativo é de 22,8%.
  • Taxa média de abertura de e-mail: 35,17% dos usuários abrem e-mails enviados por empresas de aplicativos de viagem
  • Quociente médio de aderência: os aplicativos de viagens têm um quociente de aderência de 18%, o que indica que menos de um quinto dos usuários ativos mensais (MAUs) retornam consistentemente ao aplicativo.

“Nosso relatório de benchmark abrange bilhões de pontos de dados, incluindo notificações push, e-mails e notificações no aplicativo – dando aos profissionais de marketing uma visão holística do setor. Juntamente com nossa plataforma líder mundial, que abrange toda a vida útil de um cliente, estamos confiantes de que isso equipará os profissionais de marketing com as ferramentas certas para elevar ainda mais o nível.”, finaliza Jacob Joseph, Vice Presidente de Ciência de Dados da CleverTap.

Sobre o CleverTap

A CleverTap é uma plataforma completa de envolvimento do cliente que ajuda as marcas a personalizar e otimizar todos os pontos de contato do consumidor para melhorar o envolvimento, a retenção e o valor vitalício do usuário. É a única solução criada para atender às necessidades das equipes de retenção e crescimento, com análise de público, segmentação profunda, engajamento multicanal, recomendações de produtos e automação em um produto unificado. A plataforma é alimentada pelo TesseractDB™ – o primeiro banco de dados do mundo criado especificamente para engajamento do cliente, oferecendo velocidade e economia de escala. CleverTap tem a confiança de 2.000 clientes, incluindo Electronic Arts, TiltingPoint, Gamebasics, Big Fish, MobilityWare, TED, English Premier League, TD Bank, Carousell, AirAsia, Papa John’s e Tesco. Apoiada por investidores líderes como Peak XV Partners, Tiger Global, Accel e CDPQ, a empresa está sediada em Mountain View, Califórnia, com presença em São Francisco, Nova York, São Paulo, Bogotá, Londres, Amsterdã, Sofia, Dubai, Mumbai , Cingapura e Jacarta. Para mais informações, visite clevertap.com ou siga no LinkedIn e Twitter.

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