Viaje com um propósito
Por Alessandra Lontra
Para você que está disposto a viajar e viver uma experiência única num dos destinos mais lindos do Caribe, onde a natureza é exuberante e o mar azul turquesa, essa é a sua chance. O Airbnb está procurando cinco pessoas para deixarem tudo o que estão fazendo e embarcarem numa viagem gratuita de dois meses nas Bahamas, onde ajudarão em projetos ecológicos no país do Caribe.
Os selecionados para o “Bahamas Sabático” passarão os meses de abril e de maio viajando para três locais das Bahamas e vivendo como os moradores da ilha, contribuindo assim, para a preservação dos recursos naturais e culturais do país.
O mais recente “Programa Sabático” do Airbnb foi desenvolvido em parceria com a ONG Bahamas National Trust, uma organização local sem fins lucrativos que protege 32 dos parques nacionais do país.
O programa segue as experiências semelhantes aos do “Sabática Italiana” e ao do Sabática Antártica em anos anteriores. A ideia é além de contribuir nas pesquisas, participar de uma troca de experiências que promete ser transformadora. Para concorrer ao projeto mais recente do Airbnb, os candidatos devem demonstrar um “compromisso de contribuir para a vida na ilha”, disse a empresa.
A ideia é tirar esse período sabático para “beneficiar diretamente as comunidades locais e apoiar os esforços em direção a um futuro sustentável”, segundo o site do serviço.
Os escolhidos vão viver com anfitriões locais nas ilhas para ficarem totalmente integrados à comunidade e entender o ecossistema em rápida mudança que os cerca.
Os participantes vão se integrar em três destinos do arquipélago: Andros, Exumas e Eleuthera, que estão entre aqueles que não foram afetados pela tempestade do furação Dorian, em setembro de 2019.
Andros é um verdadeiro santuário ecológico, onde está localizada a terceira barreira de corais mais longa do país e a sexta do mundo. Os participantes irão trabalhar ao lado da fotógrafa subaquática e de viagens, Katie Storr, na criação de um programa de restauração de recifes de corais no North Marine Park, construindo e instalando um novo “berçário”, onde os fragmentos de recifes de corais serão cultivados e posteriormente transplantados para áreas afetadas em todo o destino.
Exuma é o local do primeiro parque nacional do país e o mergulhador Andre Musgrove trabalhará em estreita colaboração com os participantes para replicar o ecossistema The Exuma Cays Land e Sea Park, dominados por espécies invasoras, nomeadamente, o peixe-leão vermelho; o terceiro poiso é a longa ilha fina com praias de areia rosa, Eleuthera, onde se encontra a Reserva de Plantas Nativas Leon Levy, que funciona como um centro de investigação para a medicina tradicional de arbustos. Juntamente com Omar Mcklewhite, um mestre jardineiro, os participantes aprenderão técnicas de propagação de árvores nativas e criarão uma quinta de chá de arbustos.
A viagem de dois meses foi projetada para ajudar os líderes locais a criar fontes sustentáveis de crescimento econômico, como novas experiências que os turistas que visitam as Bahamas podem reservar pelo Airbnb.
Os selecionados para participar do período sabático também terão uma folga para participar de atividades como velejar e explorar cavernas marinhas conhecidas como buracos azuis.
As Bahamas são compostas por mais de 700 ilhas fortemente dependentes do turismo e parte delas foram devastadas pelo furacão Dorian no ano passado.
“As Bahamas estão de regresso e, enquanto trabalhamos para restaurar partes do arquipélago devastadas pelo Furacão Dorian, a maioria do território está pronta para receber visitantes”, afirmou Eric Carey, Diretor Executivo do Bahamas National Trust que acrescentou ainda: “A parceria com a Airbnb é uma oportunidade incrível para ajudar a preservar ainda mais a nossa cultura e os nossos recursos e partilhar o nosso país diversificado e o modo de vida das Bahamas com o mundo”.
Antes de se candidatar a vaga, visite o site da Airbnb, leia atentamente as regras de participação disponíveis e preencha o formulário. Os candidatos devem ter mais de 18 anos, estar disponíveis para passar os meses de abril e maio de 2020, nas Bahamas, para trabalhar de forma voluntária para a ONG Bahamas National Trust e demonstrar o seu empenho em contribuir para a vida da ilha. Os participantes em potencial também devem falar um bom inglês de conversação e pertencer a um dos 34 países elegíveis como: Argentina, Áustria, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China continental, Dinamarca, Dubai, França, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Países Baixos, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Rússia, Singapura, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan, Tailândia, Reino Unido e EUA.
O período sabático será de (1º) de abril a (31) de maio, e as regras e inscrições serão aceitas até o dia (18) de fevereiro de 2020. Informações na página do Airbnb.
Esse projeto é promovido pela Bahamas National Trust, apoiado pelo Ministério do Turismo das Bahamas e patrocinado pela Airbnb, que anunciará os selecionados para o projeto no dia (25) de março.