O Aeroporto Internacional de Brasília começou a testar nesta quinta-feira (12), o embarque de passageiros por meio de reconhecimento biométrico facial
Esse é o projeto Embarque Mais Seguro 100% digital, idealizado pelo Ministério da Infraestrutura e desenvolvido pelo Serpro.
O aeroporto de Brasília é o sexto do país e o primeiro do Centro-Oeste a receber o teste-piloto. O Secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, disse que a intenção é levar o modelo para todo o país.
O teste inicia no check-in do passageiro. Ele é fotografado. E só com a imagem, o sistema compara as informações com a base de dados do governo federal. Depois, a pessoa só precisa olhar para as telas de identificação por biometria e retirar a máscara. Em poucos segundos, o embarque é liberado, sem o uso de documentos ou de bilhete aéreo.
O objetivo é tornar o processo de embarque mais rápido e seguro, especialmente nesta época de pandemia. Segundo o presidente do Serpro, Gileno Barreto, o nível de precisão do sistema é alto.
Já o secretário de Aviação Civil, Ronei Glanzman, destaca que, além da segurança, essa tecnologia pode dar mais fluidez nos aeroportos.
O engenheiro Pacheco Bittencourt, que estava a caminho de São Paulo, participou do teste e gostou da novidade.
Cerca de 2,6 mil passageiros, de 157 voos, já participaram dos testes do Embarque Mais Seguro.
Agência Brasil