Companhia aérea TAP se ajustou à exigência do governo português e não permitirá embarque sem comprovação
As autoridades portuguesas determinaram que todos os passageiros dos voos provenientes do Brasil devem apresentar o teste RT-PCR molecular negativo em relação a covid-19, realizado nas 72 horas que antecedem o voo, ou será recusado o embarque do passageiro para o seu voo. Na última semana, a companhia aérea retomou os voos de Lisboa para Belo Horizonte, Fortaleza e Recife.
“Alertamos que por determinação das autoridades portuguesas, as companhias aéreas, incluindo a TAP Air Portugal, só poderão aceitar como teste negativo válido, o teste molecular RT-PCR. Não será possível aceitar para embarque passageiros que apresentem qualquer outro tipo de teste”, anunciou a TAP em comunicado oficial.
Parceria
Para se adequar à nova medida, a TAP fez parceria com os laboratórios Fleury, em São Paulo, e Clinica Felippe Mattoso, no Rio de Janeiro. A parceria dá desconto de 25% aos clientes e o compromisso dos laboratórios em entregar o teste em até 72 horas. Em Belo Horizonte, a companhia ainda não tem parceiros. “Estamos buscando parcerias em outras regiões onde os voos só retomaram agora”, afirma Adriano Araújo, assessor de imprensa da TAP.
Neste mês, a TAP tem programado 36 voos semanais de ida e volta a partir de cinco capitais brasileiras para Lisboa, num total de seis rotas. Mas é em setembro, no entanto, que a companhia vai repor de forma mais significativa a sua operação, retomando cerca de 40% do que era a sua oferta normal no período pré-covid, chegando a 44 voos semanais e aumentando duas novas rotas ao voltar a voar também para Brasília e Salvador.
Evolução
Além dos voos para o Brasil, neste mês a empresa fará 20 voos para seis destinos na América do Norte, 44 voos para 9 destinos em África, 329 voos para 30 cidades na Europa e 126 voos para seis aeroportos portugueses.
Segundo a TAP, as rotas e voos poderão ser ajustados sempre que as circunstâncias o exijam, face à dinâmica da evolução das imposições e restrições de países ou em virtude da evolução da pandemia. As reservas de lugares nos voos têm benefício de alteração gratuita se forem feitas até o dia (31) de agosto.