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Competição mundial de queijos consagra 15 produtos brasileiros

Queijos brasileiros Lua Cheia e Morro Azul receberam medalhas Super Ouro em competição global. Crédito: Divulgação

Dois exemplares nacionais receberam medalhas Super Ouro na 34ª edição do World Cheese Awards, realizada no País de Gales

A excelência de 15 diferentes queijos brasileiros acaba de render ao país mais um reconhecimento internacional. Eles receberam as medalhas Super Ouro, Ouro, Prata e Bronze na 34ª edição do World Cheese Awards, uma das principais competições mundiais do gênero, organizada pela editora britânica Guild of Fine Food, especializada em alimentos gourmet.

A cerimônia de premiação ocorreu no último dia (3) de novembro, no País de Gales. Os destaques brasileiros, agraciados com a honraria Super Ouro, foram o Lua Cheia, do fabricante Serra das Antas de Bueno Brandão (MG), um queijo cremoso e coberto com uma fina camada de carvão vegetal; e o Morro Azul, da Pomerode Alimentos, produzido em Pomerode (SC) e feito com leite de vaca.

Na categoria Ouro, receberam medalhas o Queijo Azul da Mantiqueira, da Laticínios Paiolzinho de Cruzília (MG), e o Tulha, da Fazenda Atalaia, do município de Amparo (SP). Na categoria Prata, conquistaram reconhecimento produtos como o Tulha da Toca, também da Fazenda Atalaia, e o Lendário da Generosa, da Fazenda Generosa, de Andrelândia (MG).

Ainda com medalhas de prata, foram contemplados os queijos Tipo Quark, da Laticínios São João, de São João do Oeste (SC); o Vale do Testo 6 Meses, da Pomerode Alimentos (SC); o Brebis de Pomerode, também da Pomerode Alimentos; o Tipo Gorgonzola Dolce, do Serra das Antas (MG), e o Queijo Tipo Burrata Búfala Almeida Prado, do Laticínio Búfala Almeida Prado, de Bocaina (SP).

Na categoria bronze, por sua vez, a competição consagrou os queijos brasileiros Capim Mantiqueira, da Laticínios Paiolzinho (MG); o Tulha Regente, da Fazenda Atalaia (SP); o Caprinus, também da Fazenda Atalaia, e o Bueno, tipo Comté, do Serra das Antas (MG). A disputa global reuniu um total de 4.434 inscritos de 42 países e 900 empresas de todo o mundo.

Os produtos inscritos na competição receberam avaliações em categorias a exemplo da aparência da casca e da pasta, do aroma, do corpo e da textura. Pela quarta vez, o grande campeão do World Cheese Awards foi o queijo Le Gruyère AOP, feito de leite não pasteurizado e que leva o nome da denominação de origem francesa “Gruyère”.

VALORIZAÇÃO – Os inúmeros queijos brasileiros integram uma vasta gama de produtos nacionais que ajudam a valorizar a gastronomia nacional mundo afora e a cativar o interesse de visitantes estrangeiros. Segundo o Ministério do Turismo, por exemplo, a culinária nacional foi aprovada por 8 de cada 10 viajantes internacionais que estiveram no Brasil em 2019.

MTur

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