Seminário online reuniu especialistas e interlocutores do PRT dos 26 estados e DF
O Ministério do Turismo realizou, nesta quarta-feira (17.06), seminário online com os representantes regionais e estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). O encontro contou com mais de 200 participantes, entre interlocutores e especialistas, e teve o objetivo de reforçar a importância das Instâncias de Governança para o desenvolvimento da regionalização e seu papel na retomada do turismo.
O secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões (SNAIC), Lucas Fiuza, que agora irá somar ao Programa de Regionalização do Turismo, abriu o webnário e destacou que o PRT é essencial para construir um futuro sustentável do turismo pós-pandemia. “A nova estrutura do MTur foi pensada para gerar ainda mais resultado, e nosso objetivo dentro do PRT é impulsionar e fortalecer a gestão descentralizada para ajudar na retomada do turismo”, declarou.
A socióloga e especialista em governança em turismo, Tânia Zapata, participou do encontro e enfatizou a importância da regionalização para gerar soluções inovadoras que ajudem o setor a se reerguer. “As regiões turísticas possuem um papel fundamental de complementariedade. Elas permitem a criação de novos produtos e roteiros independentes da sazonalidade, transformando a atividade turística em uma atividade mais inclusiva, com a capacidade de gerar mais emprego e renda para mais pessoas e não apenas para aquele município mais relevante turisticamente”, destacou Zapata.
Já para a Turismóloga, Administradora de Empresas e especialista em planejamento e gestão do turismo, Deise Bezerra, que fez a palestra sobre “A importância da governança com foco na instância regional”, o webnário oportunizou uma discussão e uma troca de experiência fundamental para o avanço da política de regionalização do turismo nos estados brasileiros. Como coordenador nacional desse processo, o MTur tem buscado soluções que tragam resultados para as regiões estabelecidas no Mapa do Turismo Brasileiro. O Evento mostra o interesse existente no tema “Governança Regional”, pois se tem claro, que a integração das organizações públicas e privadas só trará benefícios para os nossos destinos, salientando que o turismo se dá pela iniciativa privada, mas o poder público é fundamental para criar um ambiente favorável para que o turismo avance como atividade econômica e social.
Também participaram da reunião os gestores regionais, representantes de Instâncias de Governança Regionais (IGRs), como a Ane Massafera, da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, a Elisiane Menegolla, da IGR Grande Oeste (SC) e o Marcelo Nissen, da IGR Fórum Regional de Turismo da Chapada dos Veadeiros (GO), que apresentaram um panorama geral da situação de cada IGR, e assim, os interlocutores regionais de todo o Brasil, que estavam presentes na reunião online, puderam ter um panorama dos diferentes processos pelos quais essas IGRs passaram e quais os desafios futuros.
PORTAL DA REGIONALIZAÇÃO – A coordenadora-geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico, Ana Carla Moura, frisou durante o seminário online a importância do portal da regionalização para mostrar os avanços do Programa. “Os interlocutores devem seguir contribuindo com informações sobre as ações que estão sendo realizadas. É uma forma de reconhecer os esforços que vem sendo feitos e incentivar novas iniciativas”, afirmou.
Ale Lontra/MTur