Carregando...
Turismo

Tradição: Dona Inês aposta na originalidade e cria a rota do São João nos sítios da zona rural

Município de Dona Inês cria Rota do São João nos sítios da zona rural - Foto: Duvulgação

Devido à altitude e às temperaturas amenas, Dona Inês já se tornou um destino cativo durante o inverno na Paraíba

Já imaginou dançar o autêntico forró raiz no terreiro de um sítio na zona rural, todo decorado, com trio de forró, comidas típicas e fogueira para aquecer do frio? Sem precisar criar vila cenográfica, tudo original e com acesso livre para a comunidade e turistas visitantes. É o que promete o São João na serra de Dona Inês, localizada entre as regiões do Brejo e Curimataú da Paraíba, a apenas 23 km de Bananeiras. O “Arraiá na Serra” da rota do São João pelos sítios de Dona Inês vai passar por cinco comunidades rurais: Cozinha, Quilombo Cruz da Menina, São Luiz, Pimenta e Oiticica entre os dias (13) e (29) de junho.

São João na zona rural de Dona Inês (PB) – Foto: Divulgação

“O São João na zona rural em Dona Inês já é uma tradição criada pelo povo. Enquanto gestão, o objetivo é fortalecer os hábitos e costumes culturais originários da população da cidade, dando apoios e melhores condições para a estrutura da festa”, destacou o secretário de Turismo e Cultura, Josenildo Fernandes.

Torra de Café em Dona Inês (PB) – Foto: Divulgação

Torra de Café

Dois eventos chamam atenção na programação do mês de junho em Dona Inês: a Feirinha Agroecológica, já consolidada no final da tarde, na Praça dos Trabalhadores; e, nesta sexta-feira, dia (14), a partir das 14h, o ritual da ‘Torra de Café’, que acontecerá no Espaço Memória, culminando com a degustação e, simultaneamente, a apresentação de Amaral Forrozão e o grupo Bagaço de Cana.

De acordo com a organização, como a região já possui vocação turística e experiência em agregar valor a produtos rurais, a intenção é aproveitar esse potencial para produzir café de qualidade em pequenas propriedades.

“Nosso objetivo é promover o café de maneira que ele se transforme em um produto turístico que se destaque pelo sabor único e contribua para o desenvolvimento socioeconômico da região”, destaca o professor Dr. da UFPB e coordenador do projeto de extensão da retomada da produção de café em Dona Inês, Alexandre Araújo.

Ascom Dona Inês

 

Por favor, siga-nos e curta-nos:
Pin Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *