A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) está conduzindo estudos para potencialmente implementar agendamentos de visitas ao Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha (Pemav), situado no município de Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa.
O superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, informou que a possibilidade de condicionar o acesso à ilha por meio de agendamento visa manter a preservação das condições ambientais. Essas condições são monitoradas regularmente pelo órgão, e que a restrição somente será efetivada se a análise indicar riscos de degradação da área.
“O plano de manejo de Areia Vermelha inclui uma área de visitação com capacidade de carga diária estimada em torno de 1.100 pessoas. O controle por agendamento será implementado somente se a degradação do espaço for identificada como uma necessidade. Não há previsão de data para essa restrição”, explicou Marcelo Cavalcanti.
O Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha (Pemav) é uma unidade de conservação com um plano de manejo que estabelece diretrizes para cada área do Pemav. Caso seja necessário, os agendamentos serão realizados de forma online e sem custo para a população. A Sudema enfatiza seu compromisso com a preservação do ambiente e com a promoção do uso sustentável dessa área costeira única.